Por a 4 Abril 2020

A World Photography Organisation selecionou KyeongJun Yang (Coreia do Sul) como o vencedor do quinto prémio anual de fotografia ZEISS.

As imagens vencedoras e selecionadas na lista deste ano do Prémio ZEISS de Fotografia respondem à descoberta de algo novo sobre o mundo e à partilha dessas histórias através de imagens atraentes. Respondendo ao brief “Seeing Beyond: Discoveries”, KyeongJun Yang é o vencedor, com a série Metamorphosis, que explora a experiência dos imigrantes. Foi ainda anunciada a shortlist de nove fotógrafos.

Eyes, Metamorphosis
KyeongJun Yang
2020

Para o resumo deste ano, a World Photography Organisation havia pedido aos fotógrafos que enviassem uma série de trabalhos focados no tema das descobertas que transformam a nossa vida quotidiana. Dos retratos a descobertas científicas e tecnológicas ou ideias que levaram a mudanças sociais. Em Metamorphosis, KyeongJun Yang apresenta uma série de imagens a preto e branco, incluindo retratos e naturezas-mortas, cada uma representando Julie Chen, uma jovem que emigrou para os EUA da China continental aos doze anos após a separação dos pais.

Parents, KyeongJun Yang, 2020

Cada fotografia é combinada com os textos de Chen e cita o diálogo das suas experiências como imigrante, sentimentos de solidão e de identidade em conflito. Para Yang, estudante de jornalismo na Universidade do Texas, em Austin, as experiências da jovem Chen estão fortemente ligadas aos seus sentimentos de isolamento e estranheza, ao mesmo tempo que ecoam os de muitos outros.


OUTROS PROJETOS SELECIONADOS

A Flying Cholitas de Luisa Dörr (Brasil) que analisa o Fighting Cholitas, um grupo de mulheres indígenas de luta livre, vestidas com trajes tradicionais bolivianos. Antes consideradas uma das comunidades mais marginalizadas do país, após campanhas de direitos civis na década de 1960 tornaram-se tornaram um símbolo de empoderamento feminino.


Wahala, de Robin Hinsch (Alemanha), chama a atenção para a crise ecológica e os efeitos devastadores do contínuo derramamento de petróleo e queima de gás natural ao longo do rio delta do Níger.


Between Two Shores
de Tadas Kazakevicius (Lituânia) apresenta paisagens e retratos de moradores locais no Curonian Spit, uma duna de areia que separa a lagoa da Curónia e o Mar Báltico, rica em história e mitologia local.


Examinando também o número humano e natural de poluição pesada, Tajo, de Stefano Sbrulli (Itália) apresenta imagens do ambiente contaminado e de comunidades carenciadas que vivem perto da cratera El Tojo, uma fonte abundante de elementos e metais no Peru.


± 100 de Magdalena Stengel (Alemanha) aborda a nossa expectativa de vida cada vez maior numa série de retratos humorísticos que retratam homens e mulheres entre as idades dos 90 e 100.


Sakhawood, de Alexey Vasilyev (Rússia), documenta a popular indústria cinematográfica na remota região de Yakutia, na Rússia. Sete a dez longas-metragens são produzidos na região a cada ano, variando de comédias românticas a contos de fadas, com base em lendas e crenças locais. Embora de natureza amadora, estes filmes ganharam cada vez mais elogios em festivais internacionais, com alguns, até, desafiantes sucessos em Hollywood.


Em Like a Father, Like a Mountain, Pan Wang (China) regressa à grande cordilheira Qinling para recuperar cenas de infância e memórias partilhadas com o falecido pai.

Hidden Motherhood de Alena Zhandarova (Federação Russa) apresenta uma visão contemporânea da fotografia de mães ‘ocultas’, uma prática comum na era vitoriana. Os bebés e crianças pequenas eram frequentemente fotografados ao lado das suas mães, com as últimas tapadas. A mãe ainda estava lá, na foto, mas o espetador era encorajado a não reparar nela. (Essa prática era uma maneira de manter os bebés quietos durante exposições inevitavelmente longas.) Também é sugerido que, do ponto de vista social, as mães não eram consideradas dignas de atenção, principalmente quando comparadas ao filho. Muitas mulheres ainda sentem o mesmo. Há uma sensação de estar escondido atrás de um véu, atrás dos seus filhos. Zhandarova comenta a posição social das mães que muitas vezes se sentem invisíveis ou secundárias em relação aos filhos.

Os trabalhos vencedores e selecionados deste ano foram julgados por Louise Fedotov-Clements, diretora do FORMAT International Photography Festival; Max Ferguson, editor de fotografia freelancer e Simon Lovermann, fundador e diretor artístico, Der Greif.

0
Would love your thoughts, please comment.x