Por a 9 Abril 2020

Natalie Dionne Arquitetura assina o projeto que consiste numa série de pequenas adições que não só não comprometem a arquitetura existente como lhe imprimem grande estilo.

Fotografia: Raphaël Thibodeau

Concebidas como uma caixa de jóias, as grandes aberturas diluem os limites interior / exterior, revelando o excelente trabalho de marcenaria através do uso quase lúdico de materiais complementares. O gabinete de Natalie Dionne assina as novas adições ao preexistente.

Grandes placas de fibrocimento iridescente preto, com um motivo perfurado, em contraste com a madeira, a porcelana clara e a cerâmica iluminam o interior.

Quando as grandes janelas são abertas, o jardim entra na casa; materiais internos e externos interagem para conectar os espaços.

No interior, painéis de madeira de carvalho cobrem as paredes e o teto do galpão, enquanto o ripado de cedro vermelho ocidental cobre o terraço. As lajes de ardósia deste mesmo terraço alinham como o chão em porcelana da cozinha.

Herança do passado, o piso de madeira de carvalho original da sala de jantar, preservado e restaurado, deu o tom. A ilha da cozinha, feita de carvalho maciço, é uma peça monumental localizada ao centro e serve como um altar para os rituais gastronómicos diários.

Este projeto é um apelo à arte construtiva, e reconhece a cumplicidade entre o arquiteto, os construtores e os proprietários, todos envolvidos ativamente na busca pela qualidade, técnica e estética.

Através da reconfiguração de divisões internas desatualizadas e do enxerto de dois volumes negros em justaposição, a arquitetura preexistente foi aprimorada e transformada para refletir melhor o estilo de vida moderno e as aspirações dos seus habitantes.

“Procuramos, sempre, encontrar o equilíbrio certo entre o novo e o antigo, a fim de criar um todo coerente, preservando a autenticidade dos detalhes existentes e afirmando a contemporaneidade de nossas intervenções.“, referrem os arquitetos.

A arte da arquitetura manifesta-se aqui em todas as suas dimensões.

FICHA TÉCNICA

Nome oficial do projeto: BLACK BOX II
Localização: Bairro Côte-des-Neiges-Notre-Dame-de-Grâce, Montreal, Canadá
Área do projeto: 198 m2 / Adição: 17 m2
Data de fim do projeto: inverno 2018
Arquiteto / Designer: Natalie Dionne Architecture
Equipa de design: Natalie Dionne, Martin Laneuville, Corinne Deleers e Ariane Côté-Bélisle

0
Would love your thoughts, please comment.x