A Lakeside Cabin, no Canadá, é um projeto da autoria do Atelier Schwimmer para dois irmãos que adotaram as atividades ao ar livre como parte da sua vida urbana.
Fotografa: Adrien Williams
O novo edifício, nas margens do Lago Brome, funciona como um símbolo e uma ferramenta para o cumprimento do compromisso essencial – um edifício no qual se partilha tempo com os amigos. O projeto é assinado pelo Atelier Schwimmer.
Dividido por um átrio vertical que se abre para o lago, a essência do design assenta na zona de estar, e num elemento notável, em cimento: a lareira, ao centro, o lugar ideal para o convívio.
Se, por um lado, os dois irmãos apreciam e descobrem as possibilidades e os prazeres oferecidos pelo mundo do esqui, da neve, da pesca – e da lama -, das idas ao supermercado, do vai-vém entre retiro e cidade, assim que entram em casa, o mundano desaparece e dá-se passo ao recolhimento.
“Tocamos piano e viola, partilhamos histórias, comemos juntos, jogamos jogos de tabuleiro, vemos filmes”… quanto mais, melhor; aqui os proprietários partilham o espaço e apreciam as vistas.
A tensão enraizada no local decorre das limitações do terreno urbano, que ‘encolhe’ a casa entre várias outras, edificadas ao lado; a sua vista infinita e a localização à beira do lago é protegida por uma parede natural criada pela colina arborizada nas traseiras.
“Criámos a cabina preta, situada perto de uma pequena cidade, entre casas do século XIX e chalés simples, construídos mais recentemente”.
Concebido como uma casa arquetípica, o edifício tem três entradas, formando uma varanda, na entrada e na parte de trás, e um terraço coberto ao lado.
Ao centro, no piso térreo, a lareira é um elemento que divide o espaço aberto e permite ususfruir de vária áreas, com distintas valêncas. De ambos os lados, as paredes envidraçadas oferecem vistas para o exterior.
Todos os quartos se abrem para a ponte-passadiço, no piso superior.
O revestimento exterior é feito de pinheiro-larício tratado com dois métodos. As pranchas carbonizadas enfrentam diretamente os elementos externos e o óleo natural protege as tábuas menos expostas. Este jogo de sombra e luz enfatiza o aspeto singular da casa.
FICHA TÉCNICA
Nome do Projeto: Chalé Lakeside
Localização: Lac-Brome, Canadá
Área: 970m2
Status: Concluído 2019
Equipa: Felix Schwimmer, Francesca Fiaschi
Construção: Construção Dunfab, Guillaume Dumas
Fotografa: Adrien Williams
Sobre o Atelier Schwimmer
O Atelier Schwimmer é um escritório de design liderado por Felix Schwimmer. “Resolvemos problemas do edificado de várias dimensões, incorporando preocupações estéticas que procuam melhorar a vida quotidiana. Cada projeto tem um impacto positivo na comunidade e no ambiente construído.