Por a 28 Fevereiro 2020

Imagens e projeto: Margot Krasojević

O projeto utiliza energia renovável para redefinir tipologias na arquitetura e no ambiente construído. Está localizado em Sochi, uma cidade costeira no Mar Negro, na Rússia.

O edifício – projeto de Margot Krasojević – usa o princípio da coluna de água oscilante para aproveitar a energia das ondas, convertendo essa energia mecânica para gerar eletricidade; também aloja uma galeria de esculturas.

Este programa simbiótico funde uma pequena fábrica capaz de produzir até 300kW com uma galeria de esculturas para redefinir tipologias e acomodar a auto-suficiência, gerando energia sustentável que é devolvida à rede. Este projeto visa fornecer energia a 200 residências e empresas nas proximidades.


O Mar Negro é um ‘corpo’ de água contido, um mar interior com um potencial de energia das ondas costeiras e ondas surpreendentemente forte, suficientemente eficaz para a engenharia de turbinas de água.

O edifício sobressai da costa; projetando-se sobre o passeio existente, é em equilíbrio e parcialmente submerso no mar, inclinado a 45 graus da costa para máxima exposição às ondas. Semelhante aos molhes próximos, aumenta a geração de ondas à medida que o swell se refrata ao redor para produzir destros de alta qualidade.

O elemento parcialmente submerso foi projetado para funcionar como uma coluna de água oscilante, aumentando a força da maré no impacto com o edifício e reduzindo a erosão da terra. O ângulo da galeria de esculturas da costa corresponde ao ângulo do swell, que, por sua vez, cria ondas de quebra que não perdem força ao viajar. A arquitetura influencia as ondas. Não é uma estrutura obediente que acomoda o seu ambiente.

Em vez disso, destaca-se, fazendo-nos reconsiderar o nosso relacionamento com o ambiente e o nosso contexto imediato. À medida que a energia das ondas converge contra o elemento de construção projetante e a galeria de esculturas, ativa a secção da coluna de água oscilante.

A galeria de arte compreende duas áreas ligadas por passarelas e rampas – eleva-se para fora do passeio, as suas secções primárias de estrutura de aço rolando umas sobre as outras como ondas. Uma série de turbinas alinham as ‘fábricas’ parcialmente submersas que oscilam na superfície da coluna de água. À medida que a água do mar flui para a câmara submersa, a pressão do fluxo de ar aumenta, forçando as cinco turbinas localizadas na parte superior da câmara a girar à medida que a água do mar sobe e desce. As turbinas dos poços sempre giram na mesma direção, independentemente da direção do fluxo de ar.

Essa energia mecânica é convertida em eletricidade com uma taxa média de eficiência de 70%. Os geradores estão posicionados no passeio, na parte traseira do edifício, revelando a própria natureza da arquitetura e enfatizando essa tipologia híbrida. A pequena fábrica alimenta a energia elétrica levando-a de volta à rede, fornecendo energia amiga do clima para, aproximadamente, 200 residências e empresas nas proximidades.


A galeria de esculturas é tecida na estrutura da fábrica – o seu teto rola como uma onda pontual entre o edifício e a galeria de esculturas. O teto revestido de aço imita as ondas, alterando as densidades na sua secção, de estrutural para revestimento da estrutura autoportante, que projeta a coluna de água da turbina nas ondas.

O espaço aberto da galeria simula as ondas quebradas debaixo d’água para criar um cenário calmo para as esculturas expostas. A secção transversal do telhado compreende uma frequência de densidades que se relacionam com as turbinas em escala, em que o movimento é o critério dinâmico para ambas as partes do projeto, seja ele mecânico ou representacional e escultural. As ondas que batem contra a superfície da turbina são arrastadas para a coluna de água oscilante, espirrando água do mar no telhado da galeria de arte, aumentando assim a natureza dinâmica do ambiente, programa e arquitetura imediatos.

0
Would love your thoughts, please comment.x