Por a 29 Janeiro 2020

O arquiteto Karim Nader revela as imagens da nova casa em construção num local excecionalmente bonito, mas desafiante, no Líbano.

Fotografia: Marwan Harmouche


Karim Nader Studio divulgou as novas imagens que revelam o progresso contínuo da construção de ‘On The Rocks’, um espetacular refúgio de betão e vidro assente na rocha calcária de Faqra, no Líbano, a 1.700 metros acima do nível do mar.

Karim Nader Studio – On the Rocks; Marwan Harmouche

O local, caracterizado por uma paisagem quase lunar, com formações rochosas conhecidas sob o nome popular de “casas de fantasmas”, está localizado entre as pistas de esqui e as ruínas romanas no Monte Líbano, a cerca de uma hora de carro a nordeste de Beirute. A construção da casa tem previsão de conclusão  para o final de 2020.

A pequena cidade de Faqra é famosa pelo majestoso sítio arqueológico, o mais extenso de todo o Monte Líbano, com ruínas bizantinas, e pelas suas instalações de esqui. A paisagem calcária, com formações rochosas naturais esculpidas ao longo dos séculos pela chuva e pela neve, surpreendem todos os visitantes, de uma forma ou outra.
É aqui que o Karim Nader Studio projetou uma nova e espetacular residência, profundamente inspirada na sua envolvente. Ao considerar cuidadosamente a materialidade e o relacionamento com o local, a casa – que deve estar concluída no final de 2020 – prolonga a tela cinza existente do ambiente natural em volumes de cimento aparente que acomodam as funções privadas da casa.

Karim Nader Studio – On the Rocks; Marwan Harmouche

Para aceder a On The Rocks, assim foi batizada a casa, percorremos uma impressionante escada flutuante que, em cascata entre os volumes construídos e serpenteando em torno das rochas, parece como que emergir das formações calcárias que cercam o edifício.

Karim Nader Studio – On the Rocks; Marwan Harmouche


A espessura e a sensação geral de compacidade oferecida pelos volumes de cimento são contrabalançadas pelo uso cuidadoso do vidro num relacionamento dinâmico que caracteriza todos os espaços da casa. Um teto de zinco paira sobre aquelas caixas aparentemente dispersas, dando  sensação de recinto.

Karim Nader Studio – On the Rocks; Marwan Harmouche

Cada um dos três quartos, totalmente revestidos em madeira para oferecer um ambiente acolhedor, abre para um pequeno pátio com uma árvore, uma pedra e uma perspectiva selecionada para o exterior.

As salas de estar ficam sob o teto de ligação (18m de comprimento) e são delimitadas por fachadas totalmente operáveis ​​ao norte e ao sul, permitindo que os seus habitantes desfrutem de espaço ao ar livre nos meses mais quentes.

Karim Nader Studio – On the Rocks; Marwan Harmouche

Karim Nader é uma das figuras mais proeminentes do novo movimento libanês dedicado a descobrir os tesouros arquitetónicos nacionais, cujas memórias foram apagadas pela guerra civil e agora ameaçadas pela prática comum de demolição, na corrida para modernizar a cidade. Nascido durante a guerra civil, Nader é um dos principais expoentes da nova geração cosmopolita, apostado em criar um novo diálogo entre património e modernidade, esperando mudar a atitude em relação ao passado e inspirar uma nova atitude em direção a uma nova era de ouro para a arquitetura.

Emblemático nessa abordagem é o projeto de reforma em curso para o Immeuble de l’Union, localizado próximo ao edifício Banque du Liban CM A: a jóia modernista construída em 1952, foi preservada sabiamente, mantendo a sua  elegância pura e valor histórico arquitetónico, evitando a nostalgia, através de reprogramação de uso misto, combinando ambição comercial com um impulso cultural e histórico.

0
Would love your thoughts, please comment.x