Por a 30 Dezembro 2019

A eleição é do Archilovers, plataforma internacional dedicada aos entusiastas de arte e de arquitetura. Uma seleção dos melhores. Todos incríveis, (quase) todos inimagináveis.

Todos são internacionais e magníficos nas suas áreas de foco. Valem muito a pena conhecer e, por isso, reunimos um pouco sobre o que versa cada um destes museus e projetos, em concreto.

MICA

Centro Internacional de Cultura e Artes Changsha Meixihu

O Centro Internacional de Artes e Cultura Changsha Meixihu  que vemos na imagem de destaque foi projetado por Zaha Hadid Design. E revelou-se num ambicioso projeto cultural, que ganhou forma na cidade de Changsha, na China. No estilo dos projetos do escritório, o Centro define-se pelas curvas sinuosas que se irradiam a partir de cada uma das três estruturas independentes, ligando-as por uma paisagem de pedestres, que oferece uma “forte experiência urbana”, formando o que se espera ser um destino global para a arte. O projeto incorpora uma variedade de nós cívicos e espaços: um teatro, um museu de Arte Contemporânea, um Saguão multiuso e facilidades de suporte.

 

THE TWIST

Museu de Arte Moderna na Noruega

O edifício é um museu, uma escultura e uma ponte – tudo num só! Foi projetado pelos renomados arquitetos do Bjarke Ingels Group BIG. Tanto a Bloomberg quanto o The Telegraph nomearam o The Twist um dos edifícios mais bonitos e emocionantes entre os inaugurados este ano. Situa-se no meio do parque de esculturas de Kistefos e a estrutura de 15.000 pés quadrados já está na lista dos “imperdíveis”para os amantes da arte e da arquitetura.

 

MÉCA

Casa da Economia e Cultura Criativas na Aquitânia

A MÉCA, Casa de Economia e Cultura Criativa da Nova Aquitânia, é o mais novo projeto do BIG, desenvolvido em parceria com a FREAKS,  Ducks, Khephren , VPEAS, ALTO Ingénierie, Vincent Hedont, PBNL, Mryk & Moriceau e foi inaugurado na cidade francesa de Bordeaux. O edifício tem mais de doze mil metros quadrados foi concebido para abrigar a nova sede de três instituições culturais que anteriormente encontravam-se espalhadas pela cidade de Bordeaux. Durante festivais e em outras datas especiais, o exterior do MÉCA poderá ser transformado em palco para a realização de shows ao ar livre, peças de teatro e até exposições e performances artísticas.

 

NMOQ

Museu Nacional do Catar

O Museu Nacional do Catar dedica-se a dar vida à história do Catar e do seu povo, dando voz à rica herança e cultura do país e demonstrando a extensa rede de vínculos com outros países à volta do mundo. Concebidas como um espaço vibrante e envolvente, diversas comunidades podem-se unir e reviver o passado, o presente e o futuro do Catar.

The ARC

Centro para o armazenamento de preservação do Ártico

Concebida no arquipélago de Svalbard, na Noruega, a snøhetta projetou o ‘arco’ – um centro de visitantes para armazenamento de preservação do Ártico. Foi encomendado pela Arctic Memory AS, e o novo edifício sediará exposições nas quais o público poderá conhecer as soluções prudentes de conservação que estão a ser implementadas dentro do círculo ártico. Dada a sua estabilidade política e localização a 78 ° Norte do Equador da terra, svalbard abriga o maior armazenamento seguro de sementes do mundo e o arquivo do mundo ártico, tornando um espólio extremamente valioso para as gerações futuras.

 

WETS BUND MUSEUM

West Bund Art & Design

Fundada em 2014, a West Bund Art & Design apresenta mais de 100 galerias de arte da Ásia, Europa, América do Norte e América Latina no West Bund Art Center.

Representa, assim, uma verdadeira plataforma para expositores internacionais para exibir o melhor da arte moderna e contemporânea em Xangai. Com exposições e eventos de arte oferecidos por museus e galerias da cidade, o West Bund tornou Xangai em novembro um elemento permanente no calendário global de arte.

ARANYA ART CENTER

Neri&Hu Design and Research Office

Situado no norte da China, a neri & hu concluiu o design do ‘aranya art center‘ para uma comunidade de resorts à beira-mar. Como o projeto procura criar um local não apenas para obras de arte, mas também para toda a comunidade, a prática de Xangai questionou a ideia de ‘espaço para arte versus espaço comum’. Com a consideração da natureza espiritual dos residentes, o esquema resultante foi formado em torno de um grande pátio interno, proporcionando uma área para as pessoas se reunirem e formando uma conexão direta com o ambiente natural acima.

 

MCBA

Musée Cantonal des Beaux-Arts de Lausanne

Um museu de arte criado por iniciativa privada em 1841, com recursos do artista Marc-Louis Arlaud, que se tornou seu primeiro curador. Em 2014, o museu conservou cerca de 10.000 obras de arte. Uma parte deles refaz uma história geral da arte, começando no Egito antigo, mas a maior parte se concentra na arte desde o final do século XVIII até o pós-impressionismo. A reputação do museu deve-se a cinco grandes coleções: as de Abraham-Louis-Rodolphe Ducros (1748-1810), Charles Gleyre (1806-1874), Théophile-Alexandre Steinlen (1859-1923), Félix Vallotton (1865-1925) ) e Louis Soutter (1871-1942).

 

THE SHED

ARTS CENTER

O Shed encomendou obras de arte originais, em todas as disciplinas, para todos os públicos. Reuniu artistas consagrados e emergentes em áreas que vão do hip hop à música clássica, da pintura aos media digitais, do teatro à literatura e da escultura à dança. O Edifício Bloomberg – projetado por Diller Scofidio + Renfro, arquiteto líder e Rockwell Group, arquiteto colaborador – é uma estrutura móvel sem precedentes que se adapta para apoiar ambição e invenção em todos os campos criativos.

Um espaço acolhedor para inovação e experiências artísticas únicas. Motivados pela crença de que o acesso à arte é um direito, e não um privilégio, serão aqui apresentadas experiências empolgantes e envolventes.

 

BAUHAUS

Bauhaus Museum Dessau

O Museu Bauhaus Dessau foi construído para o centenário da fundação da Bauhaus. O novo museu é, assim, o espaço adequado para exibir publicamente a coleção da Fundação Bauhaus Dessau que compreende cerca de 49.000 exposições catalogadas e que é a segunda maior coleção mundial sobre o tema da Bauhaus. O novo museu terá um espaço de exposição de 2.100 metros quadrados e uma área útil total de 3.500 metros quadrados.

https://www.bauhaus-dessau.de/en/architecture/bauhaus-museum-dessau-1.html

0
Would love your thoughts, please comment.x