Por a 7 Outubro 2018

A casa dois andares encontra-se num bairro dominado por arquitetura mais tradicional e obedece a um layout pouco convencional.

Arquitetos: RZLBD / Fotografia: Borxu

A Flipped House, ou casa invertida, tem a cozinha, a área de refeições e as salas de estar localizados no lado nordeste, voltadas para a rua, permanecendo os três níveis da casa do extremo sudoeste, e mais isolado do prédio.

39793-preview_low_3057-1_39793_sc_v2com

As alturas variadas do teto da casa funcionam para comunicar esta linha divisória simbólica. A cozinha do primeiro andar e a sala de jantar são espaços de altura dupla, com o teto, em seguida, descendo para uma altura de um andar, quando se entra no corredor, movendo-se em direção aos espaços mais íntimos da residência.

39795-preview_low_3057-1_39795_sc_v2com

O ripado de madeira de cedro ligada a cozinha e a sala de jantar, encerrando as paredes laterais e no teto, para criar uma sensação de calor e grandiosidade – uma sensação explorada pelas duas clarabóias deste átrio superior. Passando sob este teto de madeira  acede-se ao corredor/ponte do segundo andar.

39798-preview_low_3057-1_39798_sc_v2com

Com vista para a sala de jantar de altura dupla e a cozinha, esta interessante característica arquitetónica é usada para enfatizar a circulação. No primeiro andar, a base dessa ponte acentua visualmente a linearidade do percurso ao longo de seu comprimento.

39802-preview_low_3057-1_39802_sc_v2com

Depois de atravessar esta ponte no andar de cima, chega-se a um quarto. Este leva a um pequeno pátio de madeira construído no topo da garagem existente. No outro lado da ponte, há um pequeno escritório aberto com espaço para duas pessoas.

Em direção a sudoeste, a partir daqui, a casa torna-se novamente mais privada. Entra-se no primeiro quarto principal, com um walk-in closet e clarabóias acima das duas mesinhas de cabeceira. Uma banheira tem lugar de destaque no centro do espaço, em frente a uma janela generosa, com o duche escondido em nichos simétricos na extremidade oeste da área.

39809-preview_low_3057-1_39809_sc_v2com

O projeto usa volumes geométricos constantes para brincar com os limites entre os seus vários espaços. A ilha da cozinha doméstica, por exemplo, estende-se para se tornar um patamar para a escadaria adjacente. À medida que se prossegue até à escada, um pequeno recorte numa divisória de altura parcial oferece uma visão do mar. Noutro lugar no primeiro andar, uma pequena sala está alojada num volume independente da entrada da frente.39797-preview_low_3057-1_39797_sc_v2com

Em contraste com os interiores quentes e iluminados da casa, a elevação da frente escura da propriedade cria a impressão de uma fortaleza fortificada. Ao manter o escritório de tijolo  – agora pintado de preto – a casa não precisou de obras de escavação, tornando-se uma solução mais acessível e sustentável do que um projeto que teria exigido demolição significativo e construção a partir do zero. Com exceção de uma grande janela na sala de estar, todos os espaços são do tamanho original.39799-preview_low_3057-1_39799_sc_v2com

Mantendo a pegada original da estrutura, a Casa Flipped foi sensivelmente redimensionada em relação às casas vizinhas. Um painel de ripas no segundo andar foi instalado numa extensão considerável. Incluindo a sala de estar do primeiro andar e a segunda do segundo andar, novas construções, todas as áreas são diferenciadas e feitas em estuque cinza para traçar a evolução da residência.39790-preview_low_3057-1_39790_sc_v2com

0
Would love your thoughts, please comment.x