Esta é a história de Dolores, uma senhora que aos 80 anos decidiu mudar de um apartamento duplex com piscina, para um pequeno loft de 30m2. A principal razão: por ser mais prático. Conheça a história.
Projeto: Richard de Mattos / Fotografia: Luiza Schreier
Durante largos anos, Dolores Oliver – hoje na casa dos 80 anos -, viveu num apartamento duplex com piscina, que se foi tornando grande demais. Quando se viu a morar sozinha, Dolores decidiu começar de novo, mas desta vez num pequeno apartamento de 30m2.
No início Dolores não se aventurou numa remodelação, mas mais tarde, o seu filho que também morava num apartamento grande e se havia mudado para um mais pequeno, decidiu remodelar o seu. A ideia acabou por convencer a mãe a fazer o mesmo.
Dolores fez alguns pedidos: ter um bar com duas poltronas confortáveis, uma bancada na cozinha em vez de uma mesa de jantar, espaço para trabalhar e arrumação.
Como a principal motivação foi o resultado da remodelação no apartamento do filho, Richard de Mattos aplicou o mesmo conceito de loft no dela, mudando apenas a decoração.
Originalmente, o imóvel era bastante compartimentado, com divisões minúsculas, mal distribuidas e sem iluminação natural. O arquiteto demoliu praticamente todas as paredes para criar uma planta livre e mais ampla.
A cozinha, antes enclausurada, mudou de local e foi incorporada à área social. O layout do lavabo foi alterado para oferecer mais conforto, tanto na área da bancada como do banho. Projetadas pelo escritório e executadas pela Lacca, as marcenarias ganharam acabamentos em tons neutros para não pesar visualmente nos espaços.
Toda a decoração é nova e segue um estilo contemporâneo e acolhedor, com uma base neutra e sem exageros. As cores vivas aparecem de forma pontual, como o tapete em tons pastel de origem paquistanesa, as almofadas terracota das poltronas, a tela em tons de verde do artista João Fasolino, as cerâmicas decorativas das irmãs D´Tuani e a roupa de cama ocre e terracota.