Por a 12 Maio 2022

O gabinete GRT Architects projetou um estúdio, no Condado de Dutchess, Nova Iorque, para moradores de Manhattan que estão em vias de mudar de vida – da cidade para o campo.

Fotografia: Brian Ferry & Ithai Schori; Data: 2022; Projeto: GRT Architects

Viver e trabalhar numa grande cidade envolve inevitavelmente conversas sobre deixá-la. Os nossos clientes criaram os seus filhos na comunidade Usonia planeada por Frank Lloyd Wright e depois mudaram-se para Manhattan quando o ninho ficou vazio.

Olhando para a reforma e os netos, encontraram veste terreno de grandes dimensões com um lago no condado de Dutchess, mas permaneceram apreensivos com a recolocação em tempo integral. Propusemos começar com a construção de um pequeno estúdio que lhes permitisse desenvolver uma sensação da terra antes de se comprometerem mais.

Para localizar o estúdio, era necessário criar um plano mestre. Fazê-lo significava criar projetos esquemáticos para uma casa de três quartos, oficina, piscina, fogueira e doca, e em seguida distribuí-los para partilhar utilitários dimensionados para servir toda a família, incluindo uma unidade comum, sistema sético, poço e serviço elétrico.

Localizámos o estúdio onde teria uma vista, mas não ‘a’ vista. Foram compostos três volumes de tamanho igual em forma de cata-vento de modo a criar um estúdio de plano aberto. Cada volume tem um telhado idêntico no topo de uma janela de clerestório em forma de bico, mas a assimetria foi introduzida em resposta ao local.

Estes volumes encontram-se num ponto central, marcado pela interseção do cata-vento de três vigas de aço, mas o interior é concebido como três salas subtilmente implícitas, cada uma orientada para uma vista diferente.

O volume sul desce para acompanhar a topografia e as janelas são dimensionadas e localizadas para equilibrar as vistas com a privacidade. Elementos embutidos desempenham muitas das funções que as paredes normalmente fariam, implicando quartos sem dividir o espaço e criando áreas para cozinhar, viver e dormir.

Uma cama murphy na área de estar permite receber os hóspedes, e os armários altos, no espaço de dormir rebaixado, criam alguma privacidade entre eles e os proprietários.

O estúdio é aquecido e ventilado sem o uso de combustíveis fósseis, usando uma laje de cimento radiante e ar condicionado escondido acima do único quarto “verdadeiro” – a casa de banho. As paredes desta casa de banho são de gesso impermeável colorido executado em tadelakt marroquino e o piso tem o motivo do triângulo para a frente com azulejos personalizados.

Os balcões também são em tijoleira feita à medida, fabricada pela Kaza Concrete, que também produz a linha de telhas de cimento Flutes & Reeds da GRT. Do lado de fora, o estúdio é revestido em tijolo preto texturizado, um material que faz truques óticos dependendo da iluminação, às vezes achatando aqueles volumes complexos num único plano.

O teto é revestido em cedro natural com acabamento em cobre destinado a adicionar um aspeto mais quente ao design. Os proprietários gostaram muito do estúdio e pediram-nos para prosseguir com outros elementos do plano mestre, incluindo a piscina, o cais e a oficina.

0
Would love your thoughts, please comment.x