O primeiro hotel que faz uso positivo de energias renováveis, previsto para estar pronto em 2020, localiza-se na baía de Yalong Bay, na ilha de Hainan, China
Projeto de arquitetura: Margot Krasojević / Data: Fevereiro 2020 / Imagens: Margot Krasojević

O principal objetivo do Harmonic Turbine é combinar o design e o programa do hotel com energia renovável com o recurso a engenharia de turbinas industriais e mecânicas. Este projeto cria uma tipologia hoteleira sustentável que abrange os aspetos multidisciplinares envolvidos no futuro do design de hotéis. Os hotéis deixarão de ser apenas uma indústria de consumo e restauração, mas incorporarão design de interiores, estilo de vida e redefinirão programaticamente o hotel como uma tipologia autossuficiente de geração de energia dentro do ambiente construído. Atualmente, os hotéis dependem principalmente de épocas de férias de pico para obter lucro. No entanto, a natureza deste projeto permitirá que o Harmonic produza a sua própria energia, a fim de mantê-lo em funcionamento durante todo o ano e ser capaz de reaproveitar o excedente de energia para a rede, contribuindo para o meio ambiente, produzindo energia utilizável para a área circundante.
Margot Krasojević procura assim desenvolver um tipo de hotel que contribua para o meio ambiente, produzindo energia limpa e reutilizável. O Harmonic Turbine é uma fábrica de energia, bem como uma instalação de bem-estar; toda a tecnologia e materiais de construção são fabricados a partir de materiais ambientalmente limpos.

A idéia por trás do Harmonic veio de piscinas naturais e energia das marés, para projetar um hotel que mergulha no mar apenas o suficiente para captar a maré, enquanto é capaz de se equlibrar nas correntes. Toda a experiência é a do surf, hotel de praia com secções do hotel submersas durante a maré alta.O hotel é composto por dois elementos revestidos de alumínio com estrutura de aço interligados. Similar ao casco de um barco, estes elementos são leves o suficiente para balançar suavemente com a maré, mas fortes o quanto baste para não se partirem.


