Por a 23 Março 2017

 

Fotografias: Ricardo Oliveira Alves

Num dos locais mais conhecidos de Lisboa um apartamento pombalino ganha modernidade sem perder a traça.

Em pleno Chiado e pelas mãos da talentosa arquitecta Sara Mendes de Almeida, um apartamento típico pombalino ganham um nova vida, mais contemporânea fresca mas muito elegante, sem perder a traça ou a sua identidade original.

_DSC2441

O plano passava por estudar o que era essencial para esta família em termos práticos e em termos de conforto ‘’Foi essencial ter consciência do espaço e das suas premissas, capacidades e limitações. Saber avaliar o estado dos materiais e escolher cores, formas e texturas que se enquadrassem e trouxessem ao espaço, amplitude, conforto, qualidade e cosyness’’ Diz a arquitecta.

No corredor mais pequeno podemos entrar tanto para a suntuosa sala de jantar com o lustre Chrysaora do designer Laurent Fort, como para a suite do casal, um espaço clean, romântico, cheio de luz e muito intimista.

_DSC2339

No outro corredor mais comprido, onde as fotografias de família contam a história de quem cá mora, podemos aceder, numa primeira zona à sala de estar, também à sala de jantar e a uma casa de banho.

_DSC2436

Mais ao fundo, podemos entrar para uma pequena copa, uma casa de jantar secundária, que antecede à cozinha, e no fim do corredor temos acesso à outra ponta da casa.

Por estes dois corredores podemos literalmente percorrer a casa toda de uma ponta à outra e assim circular livremente.

A sala de jantar não era um espaço especialmente espaçoso mas com a utilização de peças marcantes, o resultado foi um zona de receber onde o convívio é celebrado da forma mais confortável e elegante possível.

Na sala de estar principal, a decoração é simples mas sempre com atenção ao pormenor, com peças de boa qualidade e que completam e dão ainda mais enfâse ao estilo elegante e composto do espaço.

A parede do fundo toda coberta em espelho amplifica a profundidade da sala, bem como a intensidade da luz. E  peças como o espelho veneziano e o enorme quadro na parede acrescentam um cunho muito pessoal e artístico.

_DSC2368

No lounge, a luz faz se chegar por duas das quatro paredes, e por isso mesmo a claridade e o ambiente tranquilo e relaxado é latente nesta divisão. Uma particularidade decorativa deste espaço é uma peça que se assemelha a uma mala antiga de viagem, onde peças de vestuário antigo ficam expostas. Estes pormenores deixam todo o ambiente muito mais intimista e decerta forma ligado à a história e a tradição dos proprietários.

Porque gostam de receber, a casa tem mais um espaço, que antecede a cozinha – copa, onde os amigos e família mais próxima  se reúnem para convivências mais intimistas; cozinham, convivem e partilhando um dos espaços mais importantes numa casa, a cozinha. Até aqui, no meio da cozinha, Sara criou um ambiente quente e familiar com um cadeirão junto ao fogão, mais uma vez a importância de receber de conviver e claro, de estarem em confortáveis.

_DSC2443

Na verdade o estilo de ‘’casa de arquitecto’’ que conhecemos é por norma mais virado para a estrutura da casa, mas neste caso o equilíbrio conseguido entre a decoração e arquitectura dá ainda mais enfâse à arquitectura de cada espaço, não perdendo a sensação de bem estar de uma casa de família.

Quando perguntamos a Sara se o resultado final teria correspondido ao que tinha idealizado e projectado a arquitecta e proprietária da casa, admite  ‘’O projecto de uma casa, para mim é um never ending story….está sempre a ser alterado e reformulado…não gosto de que as coisas nasçam e morram para sempre no mesmo lugar…’’

_DSC2333

0
Would love your thoughts, please comment.x