‘Amaltas’, nome de projeto residencial da autoria do gabinete SquareWorks LLP, localizada em Vadodara, Gujarat, na Índia, combina detalhes naturais e artesanais.
A habitação de 900m2 edificada num generoso terreno de 7.000m2 foi desenvolvida com atenção ao design, mas não se limitando à assimilação de funcionalidade e estética. Os arquitetos e designers do atelie SquareWorks LLP fora para além do convencional, que normalmente ressoa a interdependência e a convergência familiar e em oposição à tipicidade de qualquer espaço residencial que acomoda uma família de vários membros.
Era desejável dotar a casa de uma zona projetada exclusivamente para o cliente, que vive só, com piscina, quarto, sala de estar, closet, cozinha, ginásio e um jardim privado. Ter uma zona semi-privada para o cliente e os seus convidados, com dois quartos e área de serviços relevantes; incluir uma zona de acesso público, com hall de entrada, sala de estar, sala de jantar, lavabo social e biblioteca. Contemplar ainda uma ala de serviço com uma cozinha espaçosa, zona de despensa e demais arrumações, lavandaria com áreas de serviço para a equipa doméstica e de limpeza.
O design evidência uma dispersão do centro formal, com espaços abertos, semi-abertos e fechados, estruturados através de uma série de pátios que não apenas moderam a abertura de cada espaço, mas também permitem iluminação e ventilação natural.
O espaço incorpora quatro zonas díspares, interligadas e contíguas ao lado de conexões circulatórias. A essência de cada zona difere, variando o grau de transparência, escala, luz natural e privacidade.
No seu conjunto, esta casa de campo funciona de acordo com a paisagem convidativa e circundante, pelos seus pátios intercalados, com aberturas e luz indireta e detalhes de entidades herdadas, artesanais e naturais.
Os volumes e vazios formados como resultado da sobreposição das grades inclináveis são marcados pelo destaque de amplas paredes de tijolos.
O exterior da residência vem com uma exuberante extensão de árvores maduras preexistentes. Uma residência rural como a Amaltas serve como um retiro para refletir.