A marca portuguesa de design de mobiliário que combina a madeira maciça, com tecidos e outros derivados, sempre com um design contemporâneo, abre portas a partir de 13 de setembro!
A marca criada por Filipe Ventura que abandonou a carreira na área Contabilidade para se dedicar ao Design de Interiores, é produzida em Portugal mas tem inspiração nórdica. São as linhas de mobiliário tradicional reinventadas, garante.
“Queremos desafiar o design convencional, partindo muitas vezes de materiais ditos tradicionais, e criar peças intemporais com traços contemporâneos. De produtos de pequeno porte a grandes espaços de interiores, desenhamos objetos que se destacam, mas que ainda assim mantém a harmonia dos espaços. Durante o processo criativo, sempre refletimos sobre esta relação entre arquitetura, mobiliário, arte e a vivência das pessoas”, conta Filipe Ventura, sócio-fundador.
As peças de design Porventura são conjugadas com os verbos dormir, sentar, comer ou estudar… Ao todo, serão 20 as novas peças assinadas pelos premiados designers portugueses como Filipe Ventura, Miguel Soeiro, Ana Rodrigues, Filipa Aguiar, João Pereira e Cátia Moura. Entre elas, estão sofás, poltronas, mesas, estantes, secretárias e bancos, criadas a partir de matérias-primas como as madeiras de nogueira americana, carvalho, pinho e faia.
Recorde-se que a primeira peça criada: uma secretária “Torta” (foto acima), inclinada a 75º graus. Uma peça inusitada, que provoca o utilizador e fá-lo questionar as noções de equilíbrio. Esta distinção, junto à qualidade e à portugalidade, espelham o ADN da empresa, que combina os processos artesanais da marcenaria, com a técnica da ergonomia e materiais como a madeira maciça e os seus derivados.
A nova coleção poderá ser vista e adquirida na primeira loja física da marca em Alcântara. O mobiliário Porventura é feito por artesãos portugueses e já exporta para países como Itália, França, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e China. E planeia já uma coleção com algumas criações de premiados designers da Grécia, Coreia do Sul e Israel, para reforçar o projeto de internacionalização da marca.