O Parque Florestal de Monsanto, o maior representante de área verde em Lisboa, e por isso considerado o pulmão da cidade, tem uma nova zona de apoio com percursos pedonais e espaços lúdicos, destinada a todos os seus visitantes!
Dando resposta ao desafio lançado em 2017, pela Junta de Freguesia de Benfica, a empresa CVZ – Construções, a quem foi adjudicada a empreitada, juntamente com o Gabinete Bruno Câmara Arquitectos criaram, e tornaram possível, o conceito de “floresta branca” em plena cidade de Lisboa.
Fica situado junto à Estrada das Oliveiras de Baixo e traduz-se num projeto de arquitetura contemporânea e minimalista, assumidamente, marcado pela cor branca. A nova construção trouxe um toque de inovação, funcionalidade e elegância ao verde de Monsanto, sem descurar o enquadramento paisagístico.
O projeto partiu da criação de percursos pedonais limitados por 3.411 troncos de madeira, pintados a branco, que, pelas suas formas curvas e orgânicas, formam áreas exteriores com diferentes funções e enquadramentos , desde pequenos auditórios a vários espaços lúdicos.
O impacto da obra foi atenuado pelos troncos brancos circundantes, pela harmonia das suas linhas curvas em sintonia com os espaços envolventes e pelos materiais utilizados.
É bem no centro e essência desta “floresta branca”que surge o espaço principal de restaurante/bar, com zona interior e exterior, valorizando a especialidade e ligação à natureza envolvente. Definido por uma estrutura de madeira, ferro e vidro, o edifício foi concebido com materiais sustentáveis e auto-portantes.