No coração do Chiado, a Minotti Lisbon apresentou a sua visão para da Coleção 2025 através de um Open House que deu a conhecer a curadoria exclusiva da QuartoSala para a coleção da marca italiana.
Fotografias: Gui Morelli
A Minotti Lisbon abriu as portas da sua flagship store, no coração do Chiado, para um Open House dedicado à apresentação da curadoria da Coleção 2025, assinada pela QuartoSala. A seleção exclusiva revela um olhar atento sobre a mais recente proposta da marca italiana e destaca a mestria artesanal e a sofisticação estética que definem o universo Minotti.



“A Minotti tem uma identidade única e incontornável na história do Design. O nosso trabalho com a marca assenta numa proximidade e confiança construídas, com valores partilhados – o rigor, a excelência, a atenção absoluta ao detalhe”, sublinham Pedro d’Orey e Clemente Rosado, sócios da QuartoSala. Para os responsáveis, a nova coleção traduz essa herança de forma contemporânea, refletindo um diálogo contínuo e exigente que tem marcado a colaboração entre ambas as partes desde o início.



Pensada para elevar a experiência do habitar, a Coleção 2025 explora volumes generosos, texturas envolventes e acabamentos de elevada precisão. A proposta estabelece uma ponte entre passado e presente, reinterpretando a linguagem estética dos anos 70 através de uma abordagem atual e sofisticada.



Apresentada originalmente em abril passado, em Milão, durante o Salone del Mobile, a coleção — desenvolvida em colaboração com cinco designers internacionais — foi revelada no Minotti Pavilion através de um percurso multidimensional composto por cinco cenários distintos, cada um traduzindo uma perspetiva estilística própria. Essa diversidade criativa é agora refletida na flagship store lisboeta, onde as peças dialogam com a curadoria da QuartoSala e com a arquitetura do espaço.




Entre os destaques encontram-se o sofá Bézier e a mesa de refeição Linha Livre, de Marcio Kogan / Studio MK27; a mesa de centro Andrée, criada por Hannes Peer e inspirada nas fachadas milanesas dos anos 70; a mesa de apoio Nastro, de carácter escultórico; e as poltronas Laurel, com inspiração Mid-Century, ambas projetadas por Giampiero Tagliaferri. O conjunto evidencia um equilíbrio entre conforto e precisão formal, características centrais da identidade Minotti.


“A seleção cuidada de peças dá forma à nossa visão comum para a loja do Chiado, criando uma sintonia orgânica entre a coleção, a arquitetura do espaço e a forma como vivemos o design e a arte”, acrescentam Clemente Rosado e Pedro d’Orey.



Localizada junto ao Teatro Nacional de São Carlos, numa das zonas culturais mais emblemáticas de Lisboa, a Minotti Lisbon by QuartoSala afirma-se como uma referência consolidada da marca em Portugal. O projeto de arquitetura foi desenvolvido em colaboração com a Minotti e executado pela QuartoSala, posicionando a loja não apenas como ponto de venda, mas como espaço de descoberta e experimentação.
A flagship store está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e ao sábado das 10h às 13h e das 14h às 18h.