Participação na principal feira mundial do setor reforça notoriedade, contactos qualificados e posicionamento de Portugal como fornecedor de referência.
A participação portuguesa na DOMOTEX 2026, que decorreu entre 19 e 22 de janeiro, em Hannover, confirmou a competitividade e a maturidade do setor nacional dos pavimentos num dos mais exigentes palcos internacionais.
No âmbito do projeto de internacionalização Inter Wood & Furniture, promovido pela AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, seis empresas portuguesas marcaram presença na feira – A. Barbosa, Castro Wood Floors, EPW, Golden Parquet, Granorte e Revesperfil – apresentando soluções que conjugam qualidade técnica, inovação, design e sustentabilidade, atributos cada vez mais valorizados pelos mercados internacionais.


Ao longo dos quatro dias de feira, a representação portuguesa, localizada no Hall 21 | Stands A72, B72 e C72, no Deutsche Messe Hannover, registou um contacto intenso com compradores, prescritores, arquitetos e decisores internacionais, reforçando relações comerciais existentes e abrindo novas oportunidades de negócio em diferentes segmentos do mercado.
A diversidade da oferta apresentada desde pavimentos em madeira natural a soluções técnicas e inovadoras, evidenciou a capacidade do setor português para responder a diferentes exigências funcionais, estéticas e ambientais, consolidando a imagem de Portugal como fornecedor de confiança no segmento dos pavimentos.


A participação na DOMOTEX 2026 integrou-se numa estratégia consistente de promoção externa desenvolvida pela AIMMP, com especial foco nos mercados europeus e internacionais de maior valor acrescentado.
“A presença das empresas portuguesas na DOMOTEX confirmou a força e a competitividade do setor nacional dos pavimentos. O interesse demonstrado pelos profissionais internacionais reflete a inovação e tecnologia que caracterizam a oferta portuguesa”, sublinha Vítor Poças, Presidente da AIMMP.

“A participação em feiras de referência mundial, como a DOMOTEX, é fundamental para reforçar a notoriedade das empresas, captar novos clientes e consolidar relações comerciais em mercados altamente exigentes”, acrescenta.
A Alemanha continua a afirmar-se como um mercado estratégico para os pavimentos portugueses, caracterizado por elevados padrões de qualidade, forte sensibilidade ambiental e uma procura crescente por soluções técnicas diferenciadoras. A presença portuguesa na DOMOTEX 2026 contribuiu para reforçar o posicionamento de Portugal neste mercado, demonstrando a capacidade das empresas nacionais para responder às exigências técnicas, ambientais e estéticas dos clientes internacionais.


Reconhecida como o principal ponto de encontro mundial da indústria de pavimentos, a DOMOTEX continua a desempenhar um papel central na definição de tendências e no estabelecimento de parcerias à escala internacional. A participação portuguesa na edição de 2026 reforçou a visibilidade coletiva do setor e contribuiu para a consolidação da presença nacional nos principais mercados internacionais.
No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção. Entre outras iniciativas, e para 2026, o programa tem um plano de feiras internacionais que pode ser consultado no site da AIMMP. Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 ações, em cerca de 50 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do setor que desde 2010 duplicou as suas exportações.
