Joana Astolfi apresenta a sua mais recente colaboração com CLAY, marca portuguesa de azulejaria contemporânea, intitulada RAW, uma coleção de azulejos que celebra a beleza elementar da terracota.
Fotografias: Alexander Silva e Mike Doorline
Inspirada no carácter telúrico da terracota através da cor, da textura e da honestidade material, a coleção RAW regressa às origens da criação, abraçando uma sensibilidade consistente e táctil. RAW joga com geometria e tridimensionalidade, distanciando-se da tradicional superfície plana dos azulejos para criar profundidade e a possibilidade de composições infinitamente variadas.


Um espírito lúdico percorre toda a coleção, imagem de marca da linguagem de Astolfi, com contrastes e tensões coexistentes: superfícies de terracota em bruto cruzam-se com vidrados polidos, planos lisos contrapõem-se a alto-relevo e acabamentos opacos dialogam com outros mais reluzentes. Com uma sensação visual acolhedora, RAW reflete o eterno fascínio de Astolfi por forma, matéria-prima e emoções.




Produzidos artesanalmente em Portugal, os azulejos da coleção RAW — CLAY PATTERNS — estão disponíveis individualmente (15 x 15 cm, 50 €/unidade) ou em conjuntos de 4, 8 ou 12 unidades, com descontos progressivos de 5%, 10% e 15%, respetivamente. A edição artística “The Small House”, apresentada no MUDE – Museu do Design a 16 de dezembro, aprofunda este espírito lúdico, revelando o gosto da arquiteta, artista e designer por objetos e padrões arquitetónicos, transformando azulejos em elementos expressivos e quase escultóricos. Esta edição limitada (10 exemplares + 5 PA, desde 4 500 €) integra a série CLAY EDITIONS.
Sobre a CLAY
CLAY é uma marca do grupo Cultural Affairs (Alexandre Farto aka Vhils, Underdogs, Iminente, Eterno) que explora o azulejo num contexto contemporâneo, através de práticas colaborativas com artistas, designers e arquitetos. Nascida da paixão pela arte, pelo saber-fazer e pela inovação, a CLAY redefine o papel da cerâmica no design contemporâneo, e tem por missão levar a arte para os espaços do quotidiano, criando um diálogo harmonioso entre criatividade e funcionalidade.
Criadas em colaboração com cinco artistas mulheres — Joana Astolfi, Anna Kruhelska, Evy Jokhova, Marta Lapeña e Stefhany Lozano —, as novas contribuições incorporam abordagens distintas ao azulejo — da exploração do padrão e da cor a interpretações espaciais, narrativas e escultóricas — oferecendo diferentes perspetivas sobre materialidade, memória e a forma como o património cerâmico português pode hoje ser reinterpretado. Com este lançamento, a CLAY reforça o seu compromisso com a inovação material e o diálogo entre tradição e contemporaneidade, ampliando a sua comunidade de autores e a sua presença física em Lisboa.
A coleção completa pode ser visitada no recém-inaugurado ESPAÇO CLAY, situado no piso 0 e na loja do MUDE – Museu do Design, em Lisboa, que reúne lançamentos anteriores, novidades e uma comunidade crescente de artistas que trabalham na interseção entre arte, design e cultura material. As peças podem ser adquiridas na loja do MUDE e na loja online da CLAY.