Por a 20 Dezembro 2025

O castelo de Portell de Morella, na comunidade valenciana de Castellón (Espanha), possui, no seu complexo, a antiga casa paroquial: uma pequena estrutura doméstica, com área adjacente a uma de suas torres, recuperada pela dupla António Garcia Blay e José António Ruiz Suaña.


Projeto: Antonio Garcia Blay e Jose Antonio Ruiz Suaña; Fotografias: Milena Villalba; via Archdaily

Abandonada durante décadas, a casa paroquial encontrava-se num estado de deterioração que exigia uma consolidação estrutural. A renovação acontece em cerca de 400 m².

Posteriormente, parte do edifício foi removida e um pátio foi aberto para dar autonomia à torre e à muralha, permitindo a recuperação do seu caráter defensivo. Este pátio proporciona iluminação e ventilação e incorpora circulação vertical entre os diferentes níveis do edifício.

O exterior do complexo preserva o caráter vernacular e o ambiente urbano anterior à intervenção. No interior, foram realizados trabalhos para adequação como alojamento rural municipal.

As caixas de muro do complexo estão consolidadas, e as lajes deterioradas são substituídas por uma estrutura interna de pisos e paredes de madeira, que, ao mesmo tempo, configura os ambientes, a atmosfera e os acabamentos.