Por a 4 Dezembro 2025

Trata-se de uma residência unifamiliar de nova construção, situada num enclave excecional no interior da Costa Brava. A arquitetura foi concebida como um exercício de integração e continuidade com a paisagem natural envolvente.

Fotografia: Del Rio Bani; Projeto: GCA Architects; segundo a memória descritiva

O principal desafio do projeto consistiu em adaptar o edifício ao terreno, de forma a minimizar o impacto visual e ambiental. Aproveitando a topografia inclinada e a menor densidade de árvores, a casa foi implantada na zona mais elevada do lote.

Esta posição elevada em relação às planícies circundantes permite desfrutar de vistas amplas e de uma ligação íntima ao espaço exterior, marcado por uma vegetação autóctone exuberante, na proximidade da floresta de Les Gavarres, na Costa Brava.

A habitação é composta por dois volumes principais: um primeiro corpo, num único piso, onde se localizam a sala de estar e as áreas sociais; e um segundo volume, de dois pisos, destinado aos quartos. Estes dois volumes comunicam entre si através de meios-pisos articulados pela escada principal, garantindo transições naturais e confortáveis entre os diferentes espaços.

A conjugação dos espaços através de alturas controladas confere à casa uma escala equilibrada e uma adaptação orgânica à topografia. Uma grande cobertura de telha árabe, inclinada como o próprio terreno, unifica os volumes e reforça o caráter compositivo do conjunto.

Os amplos vãos envidraçados da sala realçam o diálogo harmonioso entre a arquitetura e a natureza circundante. No exterior, as várias plataformas e terraços estruturam o terreno, evocando a imagem tradicional dos campos agrícolas.

Para assegurar uma integração harmoniosa e respeitosa com o meio envolvente, foram utilizados materiais naturais característicos da região, como pedra local, estuque de cal, telha árabe recuperada e madeira.