Da tradição mediterrânea ao modernismo revisitado, a GANDIABLASCO redefine o mobiliário híbrido, criando peças que reforçam a continuidade entre interior, exterior e tudo o que existe entre ambos.
Os espaços arquitectónicos que dissolvem as fronteiras entre interior e exterior — tão emblemáticos da arquitectura moderna — abriram caminho a uma nova forma de pensar o design. Hoje, procuramos ambientes contínuos, onde as vistas se prolongam e os limites cedem a uma fluidez natural. Esta relação entre o dentro e o fora, profundamente enraizada na cultura mediterrânea, ganhou nova vida ao ser revisitada pelo movimento moderno, ampliando o diálogo entre arquitetura, paisagem e vivência quotidiana.
Desde os anos 90, a GANDIABLASCO tem acompanhado esta evolução, inspirando-se na arquitectura que traduz o estilo de vida mediterrâneo: casas que se abrem ao exterior, varandas e terraços onde se passa grande parte do dia, e uma forma de habitar em que a transição é, ela própria, um espaço. Ainda assim, permanecia uma discrepância — os conceitos espaciais tornaram-se mais híbridos, mas o mobiliário insistia em manter fronteiras formais entre interior e exterior. Essa transição, até agora inacabada, entra finalmente numa nova fase.


O exterior é o novo interior
A busca por uma continuidade real exige que também o mobiliário de exterior participe deste gesto arquitetónico. A distinção estética entre dentro e fora começa a esbater-se e os produtos da GANDIABLASCO refletem essa mudança, assumindo um papel fundamental na coerência visual e sensorial dos espaços contemporâneos.
Neste momento de viragem, o Gandía Blasco Group revisita as suas origens têxteis e desafia-se a si próprio: ampliar linguagens, explorar novas versatilidades e propor formas mais fluidas de articular ambientes. É um regresso ao essencial — à matéria, à textura, à lógica de um design que acompanha modos de vida em transformação.

Heranças do movimento moderno
Coleções como ONDE, de Luca Nichetto, já nascem com esta visão: peças que poderiam viver num interior, num exterior ou num território entre ambos, evocando a elegância modernista dos anos 50. A coleção ONSEN, de Francesco Meda & David Quincoces, reforça essa herança através das suas estruturas tubulares em aço inoxidável e das tiras de vinil com aparência de couro — um diálogo entre robustez e calor visual.
As peças estofadas das coleções ERNO e MASS elevam ainda mais esta aproximação. Pensadas tecnicamente para o exterior, revelam uma suavidade táctil e uma expressividade formal que lhes permite integrar qualquer ambiente. Dos volumes intrigantes de ERNO ao desenho orgânico de MASS, estas coleções ilustram a versatilidade necessária para viver em espaços verdadeiramente híbridos.


Esta nova flexibilidade na forma de desenhar espaços abre novas possibilidades para os designers de interiores. A mistura e articulação entre produtos das diferentes marcas do Gandía Blasco Group tornam-se não apenas naturais, mas desejáveis, permitindo composições mais ricas e coerentes.
Com coleções como DUNNE, ONDE, MASS, LADEMADERA, ONSEN, ARENA, ISLA, GB MODULAR ou ERNO, e acessórios híbridos como o pufe GRAPPY, as mesas IRIS, a iluminação artesanal ARIA ou os pufes SAIL, o grupo propõe uma redefinição dos espaços contemporâneos — uma linguagem pensada para a arquitectura de hoje e para os estilos de vida que estão a emergir.