Por a 19 Novembro 2025

A Galeria Venice M’Art do Hotel Venice, em Veneza, Itália, apresenta até 2 de dezembro de 2025 uma antevisão de ‘1:1 Study Model’, um dos mais recentes projetos da AMAA, o gabinete de arquitetura fundado por Marcello Galiotto e Alessandra Rampazzo.

Convidados para expor no âmbito do programa Venice M’Art, os arquitetos do coletivo AMAA apresentam um fragmento íntimo do seu processo criativo e construtivo, uma obra que reflete a sua contínua procura de novas oportunidades de design e o seu diálogo constante entre a história e a construção.

Atualmente em construção, o 1:1 Study Model envolve o restauro de uma casa de dois andares
no centro histórico de Arzignano, na província de Vicenza, Itália (Marcello Galiotto mudou-se com a sua família enquanto a obra ainda estava em curso). A arquitetura, neste caso, é indissociável do quotidiano, do artesanato local e da experimentação com materiais: um espaço que cresce com o tempo, aberto e constantemente moldado pela realidade que o habita.

Localizado no piso térreo da histórica Ca’ Da Mosto, dentro do antigo Sotoportego del Traghetto, que liga o pátio ao Grande Canal em Veneza, a exposição documenta o processo evolutivo por detrás do Modelo de Estudo 1:1.

À entrada, uma maquete apresenta o dispositivo espacial central da casa — uma escada helicoidal, pintada de prateado, culminando numa pequena cúpula. A escada torna-se tanto instrumento como mediadora, enquanto a maqueta no seu todo revela as camadas, descobertas e improvisações in loco do projeto.

A exposição conta ainda com uma contribuição do artista Nero / Alessandro Neretti. A sua obra
Rain on Skin — visível apenas de cima na residência Arzignano — é aqui representada à escala real por uma telha de edição limitada, exposta em carros de oficina. O sistema de cobertura, com o seu peculiar dispositivo para recolher e canalizar a água da chuva, é ainda ilustrado por uma secção à escala 1:1 da caleira transparente, exposta no jardim.

Vários esboços detalhados e uma seleção do extenso trabalho fotográfico de Simone Bossi oferecem múltiplas perspetivas sobre o projeto.

Outra secção é dedicada a AMAA – Ways of Seeing, uma série fotográfica realizada com Polaroid ao longo de 2025, ilustrando o olhar do estúdio sobre o seu próprio espaço intelectual e sensorial — frequentemente direcionado para os estaleiros de construção.

A exposição termina com o Diário do Processo, um volume monumental de 900 páginas que reúne visitas ao local, anotações, trocas de informação com colaboradores e profissionais, esboços e observações diárias relacionadas com o Modelo de Estudo 1:1: um arquivo vivo disponível para consulta enquanto se está sentado na Cadeira 003, projetada pela AMAA em 2025.

Nascido de uma reflexão sobre o significado de limiares e sobre o habitar como um processo aberto,
imperfeito e em constante transformação, o Modelo de Estudo 1:1 é, nas palavras dos arquitetos, “uma
casa como laboratório — um lugar onde a arquitetura e a vida coincidem. A casa torna-se um organismo vivo em transformação, onde o caos é linguagem, o erro é oportunidade e cada elemento — da escada aos objetos pessoais — contribui para a narrativa quotidiana do espaço.”


O AMAA Collaborative Architecture Office For Research And Development está sediado em Veneza e Arzignano, com um escritório temporário em Nova Iorque desde 2024. Entre os trabalhos recentes do estúdio está o Caffè Nazionale. O AMAA foi convidado por Lesley Lokko para expor na 18ª
Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia (2023) e leciona na
Stuart Weitzman School of Design, Universidade da Pensilvânia, a convite de Rossana Hu.

A exposição no The Venice Venice Hotel oferece uma antevisão exclusiva do processo de design e construção do AMAA, antes da conclusão do Modelo de Estudo à escala 1:1, prevista para o início de 2026.