Escondida no 11.º ‘arrondissement’, atrás de um portão discreto e no fim de um pátio silencioso, a LOUI Paris revela uma townhouse privada transformada pelo ateliê Holzrausch num retiro urbano em Paris: minimalista, luminosa e construída com uma precisão quase escultórica.
Fotografia: Salva López
Para lá do portão, e percorrendo um percurso sinuoso através de um longo pátio, encontra-se esta casa familiar escondida, com um jardim acolhedor no extremo, inesperada e invulgar para os padrões parisienses. Situada no movimentado 11.º arrondissement, em Paris, a casa ergue-se como um oásis de paz, uma rapsódia em madeira que contrasta com o mundo exterior.


Os clientes pretendiam um interior definido pela calma e simplicidade, evitando deliberadamente tudo o que fosse tendência ou “pensado para o Instagram”, explica Petri, cofundador e diretor de design da Holzrausch. “Enquanto ex-modelo, galerista e criativo, o cliente identificou-se naturalmente com o nosso foco na qualidade dos materiais e na contenção”, refere.


No rés-do-chão, um espaço para tomar um café com biblioteca e um bar em aço inox servem como ponto de encontro para a vida familiar e para pequenas apresentações.


A cozinha segue a mesma linguagem depurada, marcada por superfícies em aço inox, eletrodomésticos Gaggenau e uma paleta reduzida de carvalho, reboco, pedra e aço. A casa de banho, revestida de pedra Vaselli, celebra a textura natural e o trabalho artesanal.




A madeira da escada corresponde ao elegante carvalho utilizado nos painéis de parede e no mobiliário.
Na sala de estar não há arte nem objetos decorativos: apenas luz suave e paredes rebocadas, num gesto radical de silêncio visual. O núcleo do projeto é a escada em carvalho, que atravessa os pisos e banha a casa de luz natural. O quarto mantém o rigor minimalista, com iluminação ONE A e arrumação embutida. No edifício adjacente, um espaço para palestras e leitura, revestido a painéis de carvalho, complementa a vida doméstica com intimidade e foco.


Toda a iluminação é embutida, grande parte do mobiliário é feita à medida e os eletrodomésticos estão escondidos atrás de portas de madeira. Os pavimentos em betão foram preservados, mas a fachada e as claraboias são novas, já que todas as janelas deste edifício em forma de L se voltam exclusivamente para o pátio. Trazer luz natural a partir de cima tornou-se essencial, moldando o desenho e a forma da escada escultural, que distribui a luminosidade por todos os níveis da casa.
Distribuída por três pisos — com áreas dedicadas a convívio, descanso e um terraço superior — a LOUI Paris é um exemplo raro de tranquilidade arquitetónica no centro de Paris.


