Por a 10 Novembro 2025

Em Valência, o ateliê do arquiteto Jose Costa, também sedeado na mesma cidade, assina a reabilitação desta casa que ganhou uma nova vida. As fotografias são de Mariella Apollonio.

Texto e Projeto: Jose Costa / Fotografias: Mariela Apollonio

A casa nasceu da confluência entre os desejos do cliente e a história da construção preexistente, que esteve abandonada e murada durante muitos anos. O diálogo contínuo e fluido com o cliente permitiu criar em conjunto uma sequência de espaços interligados, interiores e exteriores, com grande riqueza visual, ao mesmo tempo inspiradores e acolhedores.

Um pátio para reunir amigos. Uma biblioteca que acolhe uma vasta coleção de livros. Uma sala para praticar ioga. Uma casa onde os dois cães irrequietos correm e brincam. Um estúdio para escrever e pensar. Um mezanino que pode receber um ou dois hóspedes ou servir para tocar música. Um terraço para apanhar sol. Um quarto que também é cinema. 

Uma casa de banho que também é camarim. Uma escada que também é armário. Um chão atravessado pela luz. Restos de pinturas antigas que se tornam obras de arte. Reforços estruturais que decoram e enriquecem os tetos. Paredes de tijolo que revelam a história e a alma da construção. 

Uma escada vermelha que se funde, dia após dia, com uma vegetação cada vez mais exuberante. As lajotas hidráulicas são reutilizadas e reposicionadas. As portas, restauradas e transformadas. Criam-se novas texturas a partir do antigo, e tudo é envolvido por uma luz natural extraordinária.

A casa volta a abrir-se à cidade e ganha uma nova vida. Mais uma.