Por a 27 Outubro 2025

Na vila montanhosa de Verbier, a designer de interiores Marianne Tiegen reinventou um hotel histórico com um profundo compromisso com o design circular. A sua filosofia foi além da estética e abraçou regeneração, reutilização e colaboração local. O resultado é um projeto de interiores que honra o cenário alpino, ao mesmo tempo que preenche a lacuna entre passado e presente.

Projeto: Marianne Tiegen / Fotografias: Jeremy Wilson / segundo memória descritiva

Localizado no centro de Verbier, uma das estâncias de esqui mais famosas da Suíça, este hotel histórico completamente remodelado combina de forma subtil influências art déco com o estilo de chalé alpino, criando uma atmosfera simultaneamente acolhedora e elegante. 

Com 32 quartos, um ginásio e um spa boutique, o hotel dispõe de amplas varandas que oferecem vistas excecionais sobre os Alpes. A beleza da paisagem envolvente inspirou a paleta cromática de tons naturais e terrosos — dos verdes e castanhos aos cremes e ferrugem —, enquanto madeiras locais recuperadas, tintas minerais, lãs suíças e escocesas, bem como linho belga, foram usados em todo o projeto.

Pensados como uma ode à natureza, os espaços interiores apresentam mobiliário e acessórios feitos por medida, inspirados em motivos típicos da década de 1930 — incluindo tapetes, pormenores de estofo em cortinados, tachas nas cabeceiras e prateleiras — que dialogam com criações alpinas primitivas, assim como com fotografias de montanha e de esqui. Peças icónicas de design de Jacques Adnet, Pierre Chareau e Guillerme et Chambron, entre outros, completam a atmosfera acolhedora.

“Com este projeto, queremos evocar subtilmente uma era passada, sem cair na nostalgia. Esta renovação, alimentada por uma visão contemporânea, ancora verdadeiramente o hotel no presente, convidando os hóspedes a estabelecer uma ligação com o ambiente”, explica Marianne Tiegen.

No lobby, encontramos sofás desenhados por medida com detalhes de tachas alpinas. Peças feitas por medida inspiradas nos anos 1930 (como cadeiras, balcão de receção, pufes, estantes, poltronas…). Poltronas vintage de Guillerme et Chambron e mesas de apoio também feitas por medida em forma de cubo com detalhes em resina preta. Destaque também para as cadeiras de clube escandinavas vintage estofadas em pele de carneiro. E para os sofás escandinavos vintage em pele, os candeeiros de teto neoclássicos vintage e os vasos de cerâmica de Jane Paasch Ceramics.

Já nos quartos, os destaques vão para as poltronas por medida inspiradas nos anos 1930. Os apliques de parede Pierre Chareau (Galerie MCDE), e os candeeiros de cabeceira Objet Insolites. Nota também para as mesas de cabeceira feitas por medida com gavetas em pele e puxadores em ferro fundido em forma de cabeça de vaca. Assim como para as cabeceiras em veludo feitas por medida com detalhes de tachas alpinas. Nos têxteis, destacam-se os tapetes persas vintage e as almofadas em veludo tingido à mão.

No SPA, encontramos bancos e pufes em linho orgânico belga, também desenhados para o hotel, espelhos em madeira recuperada e uma cadeira lateral alpina primitiva. Nota também para os apliques de parede Original BTC.

Sobre Marianne Tiegen Interiors

Marianne Tiegen Interiors é uma empresa global de design de interiores com escritórios na Suíça, França e Califórnia. Fundada por Marianne Tiegen há mais de vinte anos, a empresa assume projetos de todas as escalas, de residenciais a hoteleiros e é conhecida por criar espaços com alma que enriquecem a vida das pessoas. Com um profundo conhecimento do estilo de vida e das aspirações dos clientes, a Marianne Tiegen Interiors infunde arte e natureza em cada projeto, colaborando com artesãos talentosos para trazer uma sensorialidade única aos espaços que projetam.