Por a 19 Outubro 2025

Os arquitetos do Atelier Quinze Vingts assinam a renovação de um antigo celeiro geminado, em Cesarville-Dossainville, abandonado no coração da vila, criando um espaço para música e um lounge na mezzanine.

Fotografia: Yohann Fontaine Projeto Atelier Quinze Vingts

O edifício estava originalmente dividido em dois pisos, separados por um sótão. Metade do piso foi removida para criar um espaço de pé-direito duplo, reutilizando materiais removidos para um projeto anexo: o piso de madeira recuperado e algumas janelas antigas foram utilizados para criar esta oficina de pintura ao estilo de um barracão.

O tratamento arquitetónico do celeiro remete para a antiga utilização do local para a agricultura, particularmente para a passagem de máquinas, daí a criação de grandes aberturas em frente às antigas portas duplas de madeira para acesso de tratores.

Estas aberturas permitem que os dois jardins de cada lado interajam, abrindo vistas da paisagem. As ferragens e os metais foram intencionalmente concebidos com aço fino para minimizar as intervenções contemporâneas no edifício e preservar ao máximo o caráter das fachadas de pedra seca exposta.