Por a 16 Setembro 2025

Integrado num edifício antigo, este apartamento tipo estúdio foi decorado tendo como inspiração a década de 1950. A paleta de cores é marcada por um diálogo entre o verde e o branco, funcionando o tom neutro como pano de fundo.

Projeto: Sensum Arquitetura / Fotografias: Renata Freitas

Localizado num edifício antigo do Leblon, no Rio de Janeiro, este apartamento tipo estúdio, de 36 m², passou por uma transformação conduzida pelos arquitetos do escritório Sensum Arquitetura. O projeto procurou unir memórias afetivas, funcionalidade e uma estética leve.

“Este imóvel guarda muitas lembranças, porque os clientes viveram diferentes fases da vida aqui. O apartamento pertenceu à mãe de um deles. Portanto, fizemos questão de trazer alguns móveis desse passado, como a cama”, explicam os autores do projeto. “O nosso propósito foi valorizar essa história e, ao mesmo tempo, evidenciar a essência da arquitetura original, criando um espaço acolhedor e intemporal”, sublinham.

O apartamento foi desenhado a pensar num possível aluguer, mas também, eventualmente, para ser habitado por um dos filhos do casal de proprietários. Nesse sentido, teve como diretriz principal a integração. A antiga varanda de serviço e da cozinha foi incorporada à sala de estar, ganhando assim nichos embutidos que funcionam como apoio ao sofá e ajudam na organização de objetos e livros.

Na cozinha, a solução foi criar uma bancada com armários inferiores para aumentar a sensação de amplitude do espaço. Já a mesa de jantar Saarinen, acompanhada de cadeiras Thonet em madeira e palhinha, resgatam o charme dos anos 1950, década que inspirou vários detalhes da decoração.

E por falar em decoração, a mesma apoia-se numa paleta de cores marcada pelo diálogo entre o verde e o branco. O tom neutro funciona como pano de fundo para ressaltar a pintura verde das caixilharias da varanda e a presença das plantas distribuídas em pontos estratégicos do apartamento. No quarto, apenas as caixilharias e o armário embutido foram preservados da configuração original; todo o restante foi renovado, incluindo as instalações elétricas e hidráulicas. Já na varanda, o banco recebeu o mesmo revestimento cerâmico do piso exterior, criando uma continuidade visual e emoldurando a paisagem arborizada.