Por a 14 Julho 2025

José Manuel Fernández e Gerardo Malo, do atelier Punto M, conceberam uma casa destinada à convivência de três gerações de uma mesma família. A sua proposta combina estética e funcionalidade, conseguindo um equilíbrio total entre conforto e elegância intemporal. A grande presença de madeira natural e uma cuidadosa seleção de cores e texturas reforçam o calor de cada espaço.

Projeto: Punto M / Fotografias: Lupe Clemente / segundo memória descritiva

José Manuel Fernández e Gerardo Malo, arquitectos e designers de interiores e fundadores do estúdio Punto M, desenharam o interior de um apartamento acolhedor no centro de Madrid, concebido para três gerações de uma mesma família viverem juntas. A premissa era clara: criar uma casa que combinasse estética e funcionalidade, onde o conforto quotidiano não fosse incompatível com uma estética elegante e intemporal.

Com total liberdade criativa e um desafio firme, a Punto M concebeu um design de interiores cheio de calor, fluidez e personalidade, onde a habitabilidade não renuncia ao estilo e onde os pormenores clássicos se entrelaçam com os mais contemporâneos. A madeira natural ou tingida em tons mais escuros, presente nos pavimentos e no mobiliário, torna-se o fio condutor do design de interiores e da linguagem estética deste projeto singular. A serenidade visual é reforçada por uma paleta cromática neutra, presente em tectos, paredes e têxteis, interceptada por contrastes inesperados em preto, cor utilizada em peças como espelhos, candeeiros, mesas ou estantes.

Peças de mobiliário de elevado design, como os candeeiros esculturais da sala de estar e da sala de jantar ou a cabeceira por medida do quarto principal, juntamente com alguns apontamentos texturados, como o estofo da espreguiçadeira em lã natural, tornam-se elementos fundamentais.

Com uma superfície de 140 m2, esta casa distribui-se por um hall de entrada, cozinha-sala de jantar, sala de estar, quatro quartos e três casas de banho, em que cada milímetro foi cuidadosamente optimizado para proporcionar liberdade de movimentos e calor em cada canto. Embora cada divisão tenha o seu próprio carácter e apelo visual, o projeto como um todo transmite uma sensação de homogeneidade, harmonia e grande beleza.

O pavimento que percorre quase toda a casa é constituído por uma tábua de Punta Hungría com acabamento em carvalho, um produto de alta qualidade, resistente e quente, sobre o qual se desenvolve toda a zona diurna. Nele convivem os tons neutros e a madeira natural predominante com contrastes carismáticos de cores escuras, bem como diferentes texturas, acabamentos e pormenores que não deixam ninguém indiferente.

O espaço da sala de estar foi concebido como um ponto de encontro, concebido para desfrutar de momentos em família ou com amigos. Um grande sofá Wendelbo, em tom de pedra, com chaise longue e um banco feito à medida em frente ao televisor criam um ambiente acolhedor e versátil. As majestosas prateleiras de madeira, concebidas pelos próprios designers de interiores e criadas à medida, conferem personalização e funcionalidade ao conjunto, enquanto a arte é, mais uma vez, uma marca do Punto M: por cima do sofá, uma peça eclética do artista Gerard Maló é composta por doze criações individuais emolduradas em madeira, onde os fios pretos estão dispostos sobre bases brancas.

O mobiliário selecionado combina design, textura e naturalidade. Destacam-se uma poltrona HAY, que mistura madeira de nogueira e lã natural; um tapete orgânico da Ferm Living; uma mesa de centro escura de Ligne Roset; uma mesa de apoio preta da Lapalma; e um impressionante candeeiro suspenso New Works feito de papel. A originalidade na criação e a estética de todos os elementos criam um ambiente cheio de autenticidade e estilo.

A cozinha, original do projeto de construção, mantém a sua essência marcada pelo calor da madeira e pela rotundidade da pedra com veios, dois elementos-chave que serviram de ponto de referência para o seu desenho.

A cozinha foi concebida para enriquecer o resto do espaço com uma decoração pensada para cativar e surpreender. O exaustor foi subtilmente integrado no teto para dar destaque ao candeeiro da sala de jantar. Este espaço é embelezado pela geometria de uma tela do artista Gerard Maló, pela beleza de uma vegetação artificial selecionada e pelo carácter dos bancos pretos da Ethnicraft.

A sala de jantar, perfeitamente ligada à cozinha, exala classe e sofisticação. É presidida por uma generosa mesa Ligne Roset em madeira escura, acompanhada por várias cadeiras Audo Copenhagen em pele bege. Por cima delas, encontra-se uma das peças mais marcantes do projeto, o candeeiro escultural da 101 Copenhagen, em vidro termoformado, que funciona como ponto focal da sala. A madeira continua a ter um papel de destaque nesta sala graças à consola RH junto à parede, revestida com elegantes painéis de madeira. A mesma marca é a assinatura do espelho de linhas curvas e perfis pretos, que é perfeitamente complementado pelo toque dourado de um candeeiro Punt Mobles. Numa das paredes, as prateleiras da marca Karakter marcam o dinamismo graças ao contraste gerado pelo preto sobre o fundo bege da vertical.

Em harmonia com o resto do projeto, a zona nocturna foi concebida para se adaptar às diferentes necessidades dos seus habitantes, mantendo a coerência estética que percorre toda a casa. Sob um fio condutor de elegância, sobriedade e intemporalidade, cada quarto exprime a sua própria personalidade, reflexo das três gerações que convivem nesta casa.

O quarto principal, concebido para a primeira geração da família, irradia solidez e uma presença estrutural marcada, graças a uma cabeceira imponente feita à medida com tecidos de fibras naturais e emoldurada em madeira maciça de nogueira. A estética serena e sofisticada que a envolve é conseguida através dos tons sóbrios presentes no espaço. As mesas de centro flutuantes conferem leveza à composição, enquanto os têxteis Bassols, numa harmoniosa gama de brancos e castanhos, conferem suavidade ao ambiente. O candeeiro Lyfa, em forma de globo e em vidro soprado branco, introduz um outro toque escultural, em completa harmonia com a estética refinada dos mecanismos eléctricos integrados da Buster + Punch, presentes em todas as divisões.

O segundo quarto, concebido para a segunda geração da família, apresenta uma abordagem mais informal, mas igualmente neutra e contemporânea. A madeira, o preto e os verdes conferem carácter aos brancos e beges predominantes do quarto. A combinação de diferentes acabamentos resulta num espaço único. Concebido quase inteiramente à medida, incorpora uma grande cabeceira em tecido verde e duas mesas de centro Noo.ma em madeira e metal preto. A cama, da Famaliving, e os candeeiros C4 LED reforçam a simetria estilística. Como em todos os quartos, a roupa de cama Bassols, feita aqui com 1000 fios, joga com diferentes estampados.

Por fim, o terceiro quarto, destinado aos mais novos da família, adota um tom mais suave e lúdico, com alguns detalhes que trazem alegria sem cair na estridência. Os tons rosa harmonizam com os tecidos em terracota e branco. O estrado e a cabeceira da cama, em cinzento, são complementados por mesinhas de cabeceira em madeira da La Redoute, enquanto os candeeiros suspensos em cor-de-rosa da Pholc, com um padrão de nervuras, conferem um ar mais lúdico. Duas prateleiras da String e duas peças de arte da série Solid da Wymwood completam a composição para reforçar o caráter cosmopolita.

Todas as casas de banho da casa mantêm a sua estética original, com o porcelanato e a madeira como protagonistas, realçados por adereços da Zara Home cuidadosamente selecionados. A casa apresenta cortinas de ondas perfeitas em tons claros e transparentes, permitindo privacidade sem bloquear a entrada de luz natural. O aquecimento e arrefecimento por piso radiante presente em todas as divisões garante conforto em qualquer estação do ano.