Por a 13 Maio 2019

É o desejo de qualquer mulher, e de muitos homens também. Ter um espaço exclusivamente dedicado à roupa, calçado e acessórios, perfeitamente organizado e com acesso funcional nem sempre é uma tarefa fácil. Mas porque não acreditamos em “impossíveis” reunimos alguns truques para lhe facilitar o trabalho.

A primavera costuma ser uma boa altura para fazer a limpeza ao armário e este deve ser o primeiro passo na procura do closet perfeito.

ESCOLHER Experimentar a roupa frente ao espelho e confirme se, efetivamente, vale a pena manter. Verifique se ainda lhe serve, se assenta bem e se o look se mantém atual.

DOAR Mesmo que representem um ponto final para si, muitas das peças poderão não ter um final decisivo. Doar é sempre uma boa opção, se os artigos ainda estiverem em bom estado de conservação.

Priscilla du preez

ANALISAR OS CABIDES Encontrar uma coerência entre todos ajuda a homogeneizar o ambiente. É igualmente verificar o estado dos cabides pois em alguns casos (acontece muitos nos cabides de arame) têm tendência a deformar a  roupa e ombros em concreto.

BRINCAR COM AS CORES Antes de voltar a inserir tudo no armário por que não organizar as roupas por tons? assim como por categorias: blusas e camisas; saias; calças; blazers e vestidos.

ACEDER ÀS MALAS E SAPATOS Devem permanecer o  mais à vista possível, (com exceção para aqueles que estão destinados aos dias de festa). Malas e sapatos que estejam demasiado altos ou armazenados exigindo um esforço extra para os alcançar, acabam por pouco sair do armário…

Martin Adams

ORGANIZAR ACESSÓRIOS Colares devidamente desemaranhados, brincos com os pares juntos e ambos sempre à mão. São para utilização diária e geralmente dos últimos a compor o outfit, pelo que se querem de acesso ultra rápido!

Posto isto, pode finalmente, planear o “recheio” do armário, pensando agora na maior rentabilização de todos os espaços e garantindo a máxima organização.

Atelier Nuno Lacerda

a) Tudo tem fácil acesso?

b) Divide o closet com alguém? Tenha em consideração de que as necessidades dos homens são, geralmente, diferentes das mulheres. Eles precisam de prateleiras, gavetas, e zona para pendurar cabides. À ‘ala feminina’ acrescente ainda alguns nichos para carteiras, acessórios (como jóias ou bijutarias) e maquilhagem!

c) Aproveite os topos dos armários para guardar malas de viagem cobertores.

d) Se estiver em fase de obra, construção ou remodelação aproveite para garantir ventilação, iluminação e algumas medidas importantes:

e) Áreas a partir de cinco metros quadrados já são consideradas adequadas para um closet de casal. As paredes laterais devem ter uma distância entre si de 1,90m, as prateleiras 60 cm de profundidade e uma área para circulação com 70 cm de largura, pelo menos. Os nichos e prateleiras podem ter 30 a 40 cm de altura, sendo que as prateleiras superiores podem ser maiores (cerca de 40 a 45cm).

Por fim, e para que o closet fique completo não se esqueçam ainda de um espelho estrategicamente colocado que se consiga ver de frente e de trás!

Imagem de destaque: pixabay

0
Would love your thoughts, please comment.x