Por a 6 Maio 2019

Todas as opções neste apartamento de 112 m2 foram tomadas de forma a que não limitassem a liberdade e criatividade dos mais pequenos sendo, em simultâneo, um espaço fácil de limpar e difícil de estragar!

A autoria do projeto, clean e intemporal, é da arquiteta Gabriela Prado, com quem estivemos à conversa.

O projeto surgiu na sequência de um jovem casal, que já tinha uma filha pequena, comprar um novo apartamento a pensar na chegada de mais um bebé. Precisavam de uma habitação maior e com um quarto extra para ele.

Quais foram os principais desafios neste projeto?

GP Foi desenvolver uma cerca em laca branca em todo o quarto, com uma fita led para uma iluminação indireta e super aconchegante para a menina na hora de dormir. Atrás da cama fiz a moldura de uma casinha, e na parte interna dela pintei de rosa e colei um adesivo de bolinhas e um cílios para completar a decoração. Acima da casinha aproveitei a iluminação de bolinhas que era da cliente e que nunca havia usando, deixando-a, assim, num lugar especial. O papel de parede de gotinhas em tons pasteis que completou a decoração do quarto.

Teve muitas preocupações em termos de iluminação…

GP Sim, o projeto foi todo pensado para ter iluminação indireta e aconchegante. Acendem-se autonomamente para que a criança possa dormir com ela acesa sem atrapalhar o sono.

E no quarto do menino, todo em tons de azul, o que gostava de destacar?

GP Aqui fiz um painel azul atrás da cama que serve de apoio para os brinquedos. Esse painel azul recebeu uma iluminação super especial, além de ter fita led dos dois lados instalamos spots que formam um céu estrelado. A cómoda faz um degrade de tons de azul.

Agora o quarto mais pequeno da casa. Não existem mais crianças… portanto, este espaço foi criado com que intuito?

GP Este é, como eu gosto de chamar, uma “brinquedoteca”. Apesar de super pequena ainda consegue ser usada como um quarto quando necessário. Para dar maior privacidade fiz umas ripas com iluminação embutida. A cama feita à medida possui caixas azuis que servem para guardar os brinquedos.

” Por cima fiz uma pintura geométrica e na parede da frente fiz o contorno de uma cidade na madeira. Também aplicámos um papel de parede, e na parte de baixo fiz uma parede em ardósia para as crianças rabiscarem à vontade.”

“No quarto do casal fiz uma cabeceira revestida em couro com um papel de parede em tons de bege”, explica Gabriela Prado.

“Na casa de seguimos a mesma linha, utilizamos um cerâmico que imita mármore bege”, acrescenta.

Qual foi o ponto de partida para a sala?

GP Comecei por aproveitar todos os móveis do casal, com exceção de uma cristaleira. Nesta sala destaco o painel de madeira ripado com um outro painel sobreposto em laca fendi com iluminação indireta. Já na zona de jantar, para modernizar e dar uma cara nova ao mobiliário existente desenvolvi um painel com cerâmico.

“Na varanda, para integrar os dois ambientes utilizei a repetição de materiais, o armário da churrasqueira, foram feitos com o mesmos materiais. A mesa da varanda foi feita na laca branca da mesma forma que a mesa de jantar.”

“Na cozinha destaco a marcenaria da cozinha, super versátil, que inclui uma prateleira que se abre e passa a mesa para refeições rápidas!” 

Créditos das imagens: Fernando Crescenti

0
Would love your thoughts, please comment.x