Às portas de mais um fim-de-semana, vamos até ao Porto para lhe sugerir pessoas, lugares e experiências imperdíveis. Tome notas.
Fotografia de entrada: The Rebello / Texto: Isabel Figueiredo
Há sempre muitas e boas razões para dar um salto à Invicta. Uma delas, é revisitar a história de marcas como a Claus Porto, fundada em 1891 por dois homens visionários, de origem alemã. Localizada numa rua emblemática, a loja da marca de sabonetes, fragrâncias e alguns pequenos objetos, ocupa a totalidade de uma típica casa burguesa do Porto do séc. XIX, dividida por três pisos. Loja, em baixo, um espaço dedicado à história da Claus Porto, no piso intermédio, e um outro, no último e terceiro andar, que apenas abre em dias especiais, para aprender, experimentar e conviver sob o signo da marca, fazem deste um destino a não falhar.
Nascido no Porto em 25 de Julho de 1952, o arquiteto Souto de Moura tornou-se (2011) no segundo arquiteto português, depois de Siza Vieira (1992), a obter o Prémio Pritzeker de Arquitectura, ao lado de nomes como Óscar Niemeyer, Frank Gehry, Norman Foster ou Rem Koolhaas. Sempre uma referência, são várias as obras deste nome maior em Portugal, e no mundo, a destacar. Se passar pela Casa da Música, de Rem Koolhaas, desça ao Metro. A estação é da sua autoria.
A noite aqui é sempre uma criança. Fundado no final dos anos 90 por um grupo de artistas visuais, o Maus Hábitos é uma casa do Porto muito especial, “onde todas as expressões são bem-vindas, e onde todos têm um lugar”. Espaço artístico, sala de espetáculos, bar, restaurante, clube…passe por lá.
Para dormir, do outro lado da margem, o The Rebello celebra o passado da cidade e rende homenagem ao rio e aos seus barcos rabelos. Este cinco estrelas, membro da Small Luxury Hotels of the World, cresceu no lugar onde antes funcionaram armazéns datados do séc. XIX e, além dos interiores cuidados, dos espaços de restauração e do spa, é coroado por um terraço com uma vista de postal. Um must-go-and-see nem que seja apenas para um copo ao cair da tarde.
Por último, saúde aos 90 anos da marca Velhotes, celebrado com uma nova campanha concebida pela Akt Creative — e que é bem provável que vá descobrindo, um pouco por toda a cidade.