Por a 29 Maio 2024

Ana Weege explorou as individualidades do ser, o que somos, e como nos relacionamos com o mundo na sua terceira participação na CASACOR São Paulo. Para o evento, desenhou o “Estúdio Âmago”.

Projeto: Ana Weege / Fotografias: Denilson Machado

É um espaço que aborda a ancestralidade, o amor e a noção de pertença. Ana Weege deu-lhe o nome de “Estúdio Âmago” e refletiu no mesmo sobre o legado que deixaremos para as próximas gerações e para o planeta.

O significado da palavra âmago serviu de inspiração para o ambiente. “Mas o projeto não procurou apenas criar algo esteticamente belo,  mas também desencadear reflexões sobre a nossa natureza humana, as nossas jornadas individuais e coletivas, e a importância de reconhecer e honrar a complexidade que compõe cada ser humano”, explica Ana Weege. Pensando nisso, a arquiteta pretende com a instalação, despertar emoções genuínas e estabelecer relações profundas com as nossas origens e identidades.

Ao passar pelo hall espelhado, o visitante é surpreendido por um living que se abre diante dos olhos. À esquerda, aparece o home office, oferecendo tanto a funcionalidade original quanto a capacidade de receber visitantes. O living, ganhou portas-painéis que são verdadeiras obras de arte, desenvolvidas com uma padrão que junta MDF, cerâmica e espelhos. Do lado oposto do ambiente, a lareira, ladeada por duas arandelas de murano italiano de Paula Bassini, trazem memórias nostálgicas e evocam a sensação de herança familiar. 

O mármore que se faz presente no piso do hall, também reveste a floreira, os rodapés, a lareira e a bancada da copa, proporcionando uma sensação de continuidade visual por todo o espaço. A estante combina cerâmica, de queima artesanal da ColorMix que revela nuances no tom escolhido, e chapa de latão na sua composição, revestindo as prateleiras. 

Mas o destaque do projeto vai para as seis grandes colunas de fibra natural de taboa, criadas por mulheres artesãs do interior de São Paulo, que representam um elemento estético, mas também um biombo sustentável que valoriza a cultura local e promove o uso de recursos renováveis. Além disso, a parede em ondas revestida de fibra de coco, proporciona um ambiente mais acolhedor devido à sua textura e também amplia a utilização desse material de forma inovadora e demonstra o compromisso com a sustentabilidade.

Com ênfase em todas as peças autorais da sua marca AWÉS, onde a profissional dá vida a móveis, tapetes e peças que expressam a sua personalidade e estilo inconfundíveis, a harmonização com objetos icónicos completam os mobiliários soltos. Os destaques da marca no espaço ficam para lo candeeiro “Âmago”, que adota o nome do ambiente, o tapete exclusivo da coleção que a arquiteta assina para a Punto e Filo, e ainda, a mesa de centro “Boomerang” e a mesa lateral “Pose”, lançamentos exclusivos da AWÉS para a mostra.

Completam o ambiente obras de arte, peças de renome e marcenarias feitas por medida. A 37ª edição do evento que decorre até 28 de julho de 2024 tem como tema “De presente, o agora”.

0
Would love your thoughts, please comment.x