Com maio a aparecer, alongam-se os dias e ajustam-se as rotinas, para aos poucos aproveitarmos cada vez mais o ar livre. É tempo de celebrar a Natureza, a sua beleza e vitalidade, e na edição que chega hoje às bancas, essa celebração vem em forma de inspiração. Do mobiliário às tecnologias sustentáveis há uma generosa diversidade de opções para transformar o seu espaço exterior num refúgio pessoal. Nesta edição, destacamos também algumas das novidades vistas nas mais recentes feiras e mostras de mobiliário, damos-lhe conta do que há para ver e fazer em Estocolmo, Madrid e no Vale do Douro, e no decorrer das páginas da Urbana de maio, ficará ainda a conhecer algumas das preferências de três nomes do panorama do design de interiores de Portugal. Por último, voltamos a mostrar-lhe as casas mais inspiradoras, que desta vez têm em comum o desejo de partilha, expresso em soluções e ideias para zonas sociais partilhadas com espaços como escritório, cozinha ou sala de leitura. Tudo boas razões para não deixar escapar a sua Urbana de maio.
Inspirações
Interpretações da Natureza nas mais variadas formas, objetos em tons de azul e as últimas tendências em mobiliário, segundo as mais recentes mostras do sector, são algumas das nossas inspirações de maio.
À Lupa
Nesta edição damos-lhe a conhecer a Stockholm Furniture Fair 2024 e a artista Juliane Bock.
Destinos em foco
Madrid, Vale do Douro e Estocolmo são os destinos desta edição. Descubra nas páginas que lhes dedicamos alguns lugares, projetos, exposições e pessoas imperdíveis.
Os heróis da rua
As melhores sugestões, ideias e tendências para viver e relaxar ao ar livre, sem esquecer a sustentabilidade.
Em foco
Voltamos a ir ao encontro de profissionais de referência do Design, para saber quais os seus projetos, escolhas e desejos para 2024. São eles Jorge Cássio, Gustavo Brito e Toni Grilo.
Interiores
Na seção de interiores mostramos-lhe cinco casas, que têm como denominador comum, zonas sociais pensadas e desenhadas para momentos de partilha. Começamos em Berlim, num apartamento assinado pelo designer alemão Gisbert Pöppler, em colaboração com o arquiteto Rüdiger Sander. As fotografias são da autoria de Anne-Catherine Scoffoni.
Seguimos para a Avenida Infante Santo em Lisboa, para descobrir um apartamento de 135m2 que é morada de um empresário dotado de um elevado sentido estético e dono de um interessante espólio de objetos de design de autor. O apartamento teve a intervenção do arquiteto Rui Pinto Gonçalves, do coletivo nacional RRJ, e as fotografias são do Fernando Guerra.
Também em Lisboa, visitamos um T1 com mezanino, no Marquês do Pombal, assinado por Anastasiia Dmitrieva, do Addesign Studio. A reportagem fotográfica é do Francisco Nogueira.
Nesta edição vamos também até à Índia, ver um duplex para um casal e as suas duas filhas, em Banjara Hills, no estado de Telangana, assinado pelo estúdio de design Dev & Kaushik Architects. As fotografias são de Jubin Johnson.
A última casa desta edição, é uma casa para livros e pessoas, concebida e construída como um ninho revestido de volumes e um exemplo de como as metáforas podem tornar os espaços mais confortáveis e familiares. O projeto é assinado pelo coletivo Icona Architetti Associati e as fotografias são de Monica Spezia.
Tudo isto e muito mais, são boas razões para não deixar fugir a sua Urbana de maio. Por último, mas não menos importante, e porque não queremos que perca nenhuma edição, deixamos aqui o link para a sua assinatura.
Despedimo-nos desejando um ótimo mês, repleto de criatividade e inspiração.