Uma casa de campo vitoriana e escura, localizada no leste de Londres, foi transformada numa casa iluminada, colorida e acolhedora. Veja como.
Projeto: Whittaker Parsons / Fotografia: Ellen Hancock / segundo memória descritiva
O escritório Whittaker Parsons assina o projeto desta transformação de uma casa de campo vitoriana, numa casa colorida, leve, bastante iluminada e acolhedora, que goza ainda de uma vista para um jardim.
Ian Turkington, um arquiteto paisagista de 60 anos, comprou a casa em 2021, atraído pelo jardim de 32 metros de comprimento e pelo charme da área em que se insere. Contudo, embora inserida num bairro encantador, o interior da casa parecia escuro e cansado, restando pouco das suas caraterísticas vitorianas originais. Tinha ainda uma série de extensões traseiras térreas, de baixa qualidade, que bloqueavam a vista para o jardim e faziam a casa parecer apertada e ineficiente.
Ian queria criar uma casa aconchegante e leve, com uma estrutura expressiva, emoldurando a vista do seu jardim. Queria também uma casa eficiente e ergonómica, onde pudesse exibir a sua coleção de arte e artigos de vidro, receber amigos e familiares e se refugiar no final de um dia agitado. Contudo, fez questão de manter o DNA da casa vitoriana, especialmente a fachada frontal.
O escritório Whittaker Parsons, a quem foi entregue a missão, propôs uma remodelação total do piso térreo, substituindo as extensões traseiras de má qualidade e ineficientes por uma grande extensão envolvente, contendo uma nova cozinha e área de jantar com vista para o jardim. Para além disso, projetaram uma grande claraboia para trazer luz natural para o centro da casa.