Natal é tempo de família, amigos, convívio, reunião e…mesas fartas. Esta última, é em muitas casas o palco da tradição e o cenário de dois dias de celebração, e por isso, a sua composição e decoração são importantes. Pedimos à designer de interiores Mafalda Galamas, do Atelier Decoralista, uma ajuda, e ela brindou-nos com oito ideias para abrir o apetite.
Fotografia de entrada: Nicole Michalou
A contagem decrescente começou e estamos a poucos dias daquela que é considerada, por muitos, a maior celebração do ano! Reunião de familiares, de amigos e mesas fartas (sobretudo com doces), não podem faltar e as decorações encantadoras, bem como, a possibilidade de surpreendermos os outros com ‘lembranças’ (mais, ou menos, valiosas), também não. A solidariedade conhece o seu expoente máximo numa forma que nos alimenta a esperança de que possa assim continuar durante todo o ano.
Se está entre os que consideram a decoração da casa no Natal uma das tarefas mais divertidas da época, sugiro que comece pela mesa. São servidos de oito novas ideias?
1.Comece por garantir a harmonia da festa com o ponto de partida da decoração da mesa de Natal. O vermelho é a cor típica do Natal e combina facilmente com o branco, verde ou dourado. O próprio verde conjugado com o tom marfim e o dourado também fazem parte da tradição. Já para aqueles que gostam de fugir ao tradicional… por que não combinar duas das suas cores favoritas? Prateado com branco? Beges com preto?… Tudo é válido para quem não tem medo de ousar.
2. Na hora de estender a toalha, tradicional ou contemporânea, o que não faltam são opções. Da clássica bordada, às toalhas num só tom como o vermelho, aos individuais ou runners contrastantes (espécie de individual comprido de um lado ao outro da mesa), o fundamental é que esteja impecavelmente limpa e engomada.
3. Acenda as ‘luzes’ de Natal, afinal, fazem parte da magia da época, o que adaptado à mesa, significa mais velas, em t-lights, ou outros pequenos objetos natalícios, próprios para serem iluminados. Se optar por candelabros use velas neutras, de um só tom, ou noutra cor que coordene com o resto da mesa. O importante é que a deixe a brilhar.
4. Crie o seu próprio serviço de louça. Há quem opte por soluções mais tradicionais, (muitas vezes, usados apenas nesta altura do ano), mas se for uma pessoa prática e quiser rentabilizar as louças do quotidiano por que não fazer uma mistura criativa e associar conjuntos distintos, desde que combinem com a toalha? Certamente resultará numa mesa original!
5. Impossível falar no serviço sem lembrar a cutelaria. As marcas esmeram-se por criar soluções com designs sugestivos, mas não são assim tantas as alternativas existentes. A sugestão passa por agrupar os talheres de forma mais sedutora: Uma fita de cetim em torno dos mesmos (e, quem sabe, guardanapos) ou, simplesmente, atá-los com uns fios de ráfia caso o mood seja mais country e rústico.
6. Se quiser mesmo surpreender e mostrar que pensou em todos os detalhes, não menospreze os marcadores de lugar. Podem ser a cereja no topo do bolo numa mesa já resplandecente. Dos mais sofisticados, aos mais criativos, e feitos em casa, o que interessa é que não se esqueça de ninguém. Pode recorrer a cartões com grafismos de Natal, a postais antigos, caixinhas de bombons ou paus de canela com um pequeno cartão com o nome do convidado.
7. Não deixe de fora a ‘rainha da mesa’… o centro de mesa! Pode ser natural, ou artificial. Se optar por flores, escolha os tons da época, cravos ou rosas vermelhas, ladeadas por ramos secos. Cestos de verga, estrelas, pinhas, nozes, castanhas, folhas de azevinho são outros elementos a que pode recorrer. Um centro aromático com pinhas e paus de canela dão uma rusticidade agradavelmente acolhedora e o simples tabuleiro com taças de vidro e velas por dentro, ou as bolas típicas da árvore, são outra aposta ganha.
8. A mesa está pronta? Então sente-se e olhe em redor. Confira o que mais necessita de um toque final. A grinalda na porta, uma vela no lavabo, uma estrela na janela da sala… Tem a certeza que está tudo pronto para servir o jantar?
BOAS FESTAS!
Mafalda Galamas