Por a 25 Outubro 2023

O sofá modular Luva e as mesas Cyclade integram a coleção de mobiliário fruto da primeira parceria entre a Herman Miller e o designer singapurense Gabriel Tan, sediado em Portugal. As peças exploram o design orgânico e modular e as novas formas de reinterpretar o artesanato e a tecnologia. 

Texto: Isabel Figueiredo / imagens cedidas

Esta é a primeira parceria da Herman Miller com Gabriel Tan, a viver no Porto, cujo trabalho é conhecido pela forma como reinterpreta o artesanato tradicional associado à tecnologia. O grupo de sofás modulares Luva e as mesas Cyclade exploram as novas formas de trabalhar entre disciplinas. Com esta coleção, Tan presta homenagem a uma miríade de interseções culturais expressas nos designs confortáveis e funcionais. 

“Estamos muito felizes com a nossa parceria com Gabriel”, disse Ben Watson, presidente da Herman Miller. “A Herman Miller tem orgulho nas suas colaborações com os melhores designers do mundo. Tan é um designer que gosta de preservar e elevar o artesanato na criação de peças de mobiliário dinâmicas, que apoiam as necessidades em evolução dos clientes de hoje, onde quer que estejam.” 

“Quando um design é bem-sucedido, podemos lê-lo de diferentes formas. Dependendo da nossa origem, podemos interpretar e relacionar-nos com estes desenhos de uma forma totalmente diferente de outra pessoa, do outro lado do mundo”, acrescenta Tan. 

Relaxante e solidário, o sofá modular Luva é um estudo sobre a dualidade: versátil e visualmente irresistível. Luva, palavra portuguesa, foi concebido no estúdio de Tan no Porto, tendo a sua forma sido inspirada na aderência suave e no apoio almofadado das luvas de boxe, bem como nos delicados tampos enrolados dos futons japoneses ou Shikibuton. O resultado é uma forma distinta e visualmente suave, com base em têxteis naturais e linhas orgânicas. Tal como a luva que imita, Luva pode expandir-se para umas costas abertas, permitindo uma postura descontraída de lounge. Com o “punho” fechado, torna-se num assento mais apoiado, servindo de lugar para conversar e trabalhar.   

As mesas Cyclade, num conjunto de três, simulam a forma da Pangeia, com ilhas que se juntam e se separam, sem dificuldade. Cada mesa é distinta, com qualidades orgânicas, e podem funcionar tão bem entrelaçadas como separadas. Podem ser encaixadas umas nas outras, criando um trio de mesas com alturas e objetivos diferentes. Separadamente, as suas formas variadas brilham, equilibrando arestas suaves e curvas e um espaço negativo intrigante. Cyclade está disponível numa mesa baixa com uma taça de vidro opcional para entretenimento, exposição de objetos ou vasos com plantas, bem como em variações de altura (média e alta). O resultado, em qualquer configuração, é uma beleza escultural perfeita para o coração de um espaço de vida e um aceno distinto a uma das inspirações de Tan, Isamu Noguchi. 

Sobre Gabriel Tan 

O seu trabalho explora a interação entre os seres humanos e os móveis: como os usamos e configuramos para se adequarem à nossa vida, independentemente da fase em que nos encontramos. O seu ateliê, Gabriel Tan Studio, foi fundado em 2016 na sua cidade natal, Singapura, antes de se mudar para o Porto, com a sua família, em 2020. Mantém estúdios nestas cidades, usando estas influências para explorar as interseções culturais entre ambas. Foi também em Portugal que Tan lançou a Origin Made, uma marca de design que colabora com produtores locais de pequena escala para criar objetos de coleção artesanais para a casa. Tan desenha para um grupo seleto de marcas internacionais, incluindo Herman Miller, B&B Italia, Abstrata e Design Within Reach, e é o diretor criativo da marca de mobiliário japonesa Ariake.

0
Would love your thoughts, please comment.x