A residência está localizada no coração do bairro de Ciutat Vella, a poucos metros do antigo mercado de Born, num dos bairros mais elegantes de Barcelona

Projeto: GokoStudio

Superfície: 50 m2

Data de renovação: 2017

V2com / Fotografias: Valentín Hincú

Desde o início, uma das premissas mais interessantes era o foco da cliente em como deveria usar a sua casa: um espaço aberto e de fluxo livre. Algo que os arquitetos do Goko Studio tiveram em linha de conta.

42655-preview_low_3175-1_42655_sc_v2com

Os requisitos funcionais recomendavam a redefinição completa do espaço. A proprietária estava disposta a evitar plantas típicas de casas convencionais. Procurava acima de tudo flexibilidade no uso do espaço: uma área de superfície limitada de 50 m2 tinha de se transformar no seu refúgio, na sua área de trabalho e num lugar para receber amigos sem que fossem necessárias áreas projetadas exclusivamente para cada função. Um princípio orientador foi a criação de várias áreas sem estabelecer hierarquias para priorizar sua versatilidade e conservar a intimidade de certas áreas, como o quarto.

De um ponto de vista espacial

Para a proprietária o espaço é o auge do luxo. Espaço baseado na ordem e na disciplina, que evita a abundância e se manifesta num exercício que valoriza o vazio como uma forma de riqueza espacial em que as pessoas são mais capazes de viver a vida ao máximo.

42652-preview_low_3175-1_42652_sc_v2com

O diagnóstico

Ficou claro a partir da planta baixa em forma de U, com as suas pernas atarracadas, que o contorno da casa tinha um enorme potencial: a possibilidade de um único espaço livre e leve, sem necessidade de divisórias físicas. As curvas do U inevitavelmente reduziram a sensação de um “espaço único” e dotaram cada setor de uma “pequena intimidade”.

42654-preview_low_3175-1_42654_sc_v2com

A proposta funcional e espacial

Com base nessa observação, a proposta procurou responder à seguinte pergunta: Como as diferentes zonas da casa podem ser ligadas para obter um único espaço e garantir a privacidade da área noturna? A ideia principal era projetar um espaço livre para que a proprietária pudesse mover-se livremente pela casa, garantindo a intimidade da área noturna. Este requisito contradizia a ideia de criar um espaço único, mas havia uma solução.

42653-preview_low_3175-1_42653_sc_v2com 42650-preview_low_3175-1_42650_sc_v2com

Um sistema de espaços consecutivos interconectados foi proposto. O apartamento seria organizado em torno de uma área central em que toda a vida da residência seria vivida. A interação entre essas duas ideias justapostas, um espaço livre e a preservação da intimidade, foi resolvida com a localização da casa de banho (chuveiro-closet).

A casa de banho (chuveiro-walk-in guarda-roupa) articula-se entre o quarto e o WC, resolve a interligação entre a zona social e a zona noturna, permitindo a função dupla da sanita (como sanita e casa de banho privada). A curva nma das pernas do U garante a intimidade do quarto sem a necessidade de uma porta.

Este layout funcional permite percorrer o guarda-roupa de forma circular, que fornece uma rota particular do quarto ao WC.

E uma porta de vidro entre o quarto e o closet (evitandoa saída do vapor de água), significa que o WC  beneficia da luz natural do quarto.

42645-preview_low_3175-1_42645_sc_v2com

A fim de obter um espaço interior tão amplo quanto possível, a cozinha foi projetada linearmente e equipada com muita capacidade de arrumação (5 metros de comprimento) com duas grandes aberturas ao longo do caminho: uma horizontal para a bancada, lava-loiças e fogão, e um vertical emoldurando a janela para o pátio interior. Uma das portas do armário da cozinha dá acesso a uma lavandaria.

O uso da cor também contribui para a configuração da cena. A unidade espacial foi reforçada com piso de madeira. As paredes e o teto constituem um suporte de tela branca para vários artefatos e obras de arte pré-colombianas, que quebram a rigidez da casa e lhe conferem personalidade.

O projeto superou as limitações existentes para revelar a alma do espaço e responder às aspirações dos seus habitantes da melhor forma possível.

42646-preview_low_3175-1_42646_sc_v2com 42647-preview_low_3175-1_42647_sc_v2com 42648-preview_low_3175-1_42648_sc_v2com 42649-preview_low_3175-1_42649_sc_v2com

Sobre o GokoStudio

O GokoStudio é uma empresa de arquitetos cuja metodologia se baseia na singularidade de cada projeto. Cada proposta é o resultado dos desafios aceites tendo como fio condutor a capacidade e vontade de encontrar a melhor resposta possível de acordo com as necessidades do espaço, do cliente e do seu contexto.

2
Arquitetura contemporânea em residência privada por Pieter Vanrenterghem.

@pieter_vanrenterghem
Meadow Hues - Project BP
#privateresidence #vacationhouse #minimal #interiorexterior #continuouspool #architecture #vanillasky
6
Para começar a semana com uma pontinha de motivação (porque há dias com sol e que nos levam a querer estar mais tempo na rua do que entre quatro paredes...). A inspiração chega-nos via Nathan Lindberg.

@nathanlindbergdesign
@hendersonjayne
Beautiful interior design, modern rustic and vintage elements, wabi sabi styling, a touch of Spanish and Moroccan design with @markalexander_ma fabrics, great inspiration by @hendersonjayne

#interiordesign #schönerwohnen #designinteriors #interiorspaces #interiorarchitecture #interiorgoals #interiordesigns #architecturaldigest #elledecoration #vogueliving #livingroomgoals #livingroomdesign #wohnzimmer #interiors #wabisabi #nathanlindbergdesign #naturalinterior #homedecoration #vintageinterior #vintagehome #rusticinterior #modernrustic #rusticdecoration #moroccandesign #spanishdesign #dreaminterior #moderninterior #modernliving #woodinterior #ibizainteriors
2
Bar em Belém, Bak Gordon Arquitetura | Fotografia de @francisconogueira

Bar in Belém
Bak Gordon Arquitectos
@bakgordonarquitectos
Lisbon, 2019

#architecture #bar #concrete #cafe #cafeteria #bakgordon #francisconogueira #architecturalphotography #lisbon
2
Vila Madalena
Cozinha partilhada com a sala em pequeno apartamento em São Paulo, Brasil. Fotografia de Gui Morelli, projeto do estúdio Casa100 Arquitetura.

Kitchen shared with the living room in a small apartment in São Paulo, Brazil. Photography by Gui Morelli, project signed by Casa100 Arquitetura.

@guimorelli | @casa100arquitetura

#apartamento #apartment #smallhouse #kitchendesign #kitchen #interiordesign #interiores #arquitetura #arquitecture #architecture #vilamadalena #saopaulo #brasil #revista_urbana
3
Mix&match, madeira, vidro e o sofá beringela na Casa View Ridge, projeto de @heliotropearchitects | Fotografia @haris.kenjar

#architecture #arquitectura #arquitetura #architecturelovers #residential #sofa #fireplace #projeto #archidaily
6
Loucos (sempre!) por cozinhas. Esta chega-nos via AndTradition, com destaque para o par de cadeiras e o tapete Moor, verde pinho, lindo!

Kitchen fitted with some of AndTradition faves including a set of In Between chairs in black lacquered oak and The Moor rug in green pine.

Via @andtradition
Where @studioxviaduct
Photo @schonnemann

#andtradition #rug #chairs #kitchendesign #kitchendecor #cadeiras #tapetes #cozinhas #cozinha #design #designs #homedecor #housedesign #interiores #interior2you #interior_design #interieur #inspiration #picoftheday
2
De portas abertas para um novo ano, sem nos fecharmos ao passado! O projeto é do Zooco Estúdio e não poderia exemplificar melhor a importância de vivermos de mente e coração abertos aos novos desafios. Bom Ano novo! Bons projetos! Sejam 🎈felizes.

@zoocoestudio @carloscrespoviadero @imagensubliminal

#cantabria #concrete #wood #architecture #coacan #coam #thebestnewarchitects #arquitectoscantabria #dezeen #instagood #architect #interiordesign #livingspace #lighting #zoocoestudio #newproject#cow#cozy#fireplace#kitchendesign#weekendhome#cantabriainfinita#burnrenovation#countryliving #designboom
3
Léry, Quebec
O coletivo de arquitetos Chevalier Morales interpreta a paisagem gelada de Léry, no Canadá, com um projeto residencial onde espaço, luz e volume são principais características.

TODA A HISTÓRIA NO SITE | FULL STORY ONLINE

#architecture #arquitetura #arquiteture #architecturephotography #archdaily #revistaurbana #fullstoryonline #linkinbio
5
Um T3 distribuído por 69m2 alvo de recuperação integral por Nuno Pestana do Atelier Alçado Versátil. Fotografia de Paulo Lima, texto de Mafalda Galamas.

In @revista_urbana | edição de Janeiro já nas bancas.

#apartamento #atelieversatil
#apartment #casa #home #homedecor #interiordesign #interiores #architecture
2
Casa Twofold, arquitetura contemporânea por Chamberlain Architects. Inclui dois pátios interiores e duas áreas de living.

@chamberlainarchitects
Designed for @ruum_living

Designed with an emphasis on flexible living, Twofold House includes two living spaces and two courtyards. ⁠Renders by @gavinscott3d⁠
⁠ ⁠



#newhome #newbuild #ruumliving #ruumtwofoldhouse #foreverhome⁠
#architecture_hunter #archdaily #modernarchitecture #designboom #australianarchitecture #architecturehunter #bestnewarchitects #architectureandpeople #archilife #architecturaldetail #archilovers #architecture_best #architecturelovers #architecturedose #modernarchitect #finearchitecture #architecturephotography #instaarch #modernism #architecturedaily #dezeen #architecture #architect #amazingarchitecture ⁠
1
Inspiração de sábado 🖤 Saturday inspiration.

Via @decorno5 | @galerie_half | @shadedeggesphotography
#interiordesign
#instahome
#homeinspo
#interiortherapy
#decorno5 #london #interiorinspiration
#homestaging
#decor #interiors
#beautifulhomes
#homedecor
#homebeautiful #realestate
#nottinghill #interior #architecture
#home #interiordecor #interiorinspo #inspiration #londonproperty
#artwork #instadaily #instagood
#photoofthedayphoto #architectualdigest
#design
1
Lembram-se desta sala (ficámos a pensar na boa solução da porta e nas cores...)? Pois bem: hoje esta é outra perspectiva.

Still thinking about that door’s colour and how beautiful is this living room.

@ann.living
#interiores #domoweinspiracje #gallerywall #solebich #homebook #scandiinspo #interiør #scandihome #scandistyle #interior123 #howyouhome #interior444 #scandinavianinterior #pocketofmyhome #xmastime #xmastree #galeria #myinterior #mylvngrm #pokoj #xmasdecor #xmastime #annliving #gwiazdy #swieta2019 #bozenarodzenie #interior4inspo #interior_magasinet #interior444
Sem mais artigos