A residência está localizada no coração do bairro de Ciutat Vella, a poucos metros do antigo mercado de Born, num dos bairros mais elegantes de Barcelona

Projeto: GokoStudio

Superfície: 50 m2

Data de renovação: 2017

V2com / Fotografias: Valentín Hincú

Desde o início, uma das premissas mais interessantes era o foco da cliente em como deveria usar a sua casa: um espaço aberto e de fluxo livre. Algo que os arquitetos do Goko Studio tiveram em linha de conta.

42655-preview_low_3175-1_42655_sc_v2com

Os requisitos funcionais recomendavam a redefinição completa do espaço. A proprietária estava disposta a evitar plantas típicas de casas convencionais. Procurava acima de tudo flexibilidade no uso do espaço: uma área de superfície limitada de 50 m2 tinha de se transformar no seu refúgio, na sua área de trabalho e num lugar para receber amigos sem que fossem necessárias áreas projetadas exclusivamente para cada função. Um princípio orientador foi a criação de várias áreas sem estabelecer hierarquias para priorizar sua versatilidade e conservar a intimidade de certas áreas, como o quarto.

De um ponto de vista espacial

Para a proprietária o espaço é o auge do luxo. Espaço baseado na ordem e na disciplina, que evita a abundância e se manifesta num exercício que valoriza o vazio como uma forma de riqueza espacial em que as pessoas são mais capazes de viver a vida ao máximo.

42652-preview_low_3175-1_42652_sc_v2com

O diagnóstico

Ficou claro a partir da planta baixa em forma de U, com as suas pernas atarracadas, que o contorno da casa tinha um enorme potencial: a possibilidade de um único espaço livre e leve, sem necessidade de divisórias físicas. As curvas do U inevitavelmente reduziram a sensação de um “espaço único” e dotaram cada setor de uma “pequena intimidade”.

42654-preview_low_3175-1_42654_sc_v2com

A proposta funcional e espacial

Com base nessa observação, a proposta procurou responder à seguinte pergunta: Como as diferentes zonas da casa podem ser ligadas para obter um único espaço e garantir a privacidade da área noturna? A ideia principal era projetar um espaço livre para que a proprietária pudesse mover-se livremente pela casa, garantindo a intimidade da área noturna. Este requisito contradizia a ideia de criar um espaço único, mas havia uma solução.

42653-preview_low_3175-1_42653_sc_v2com 42650-preview_low_3175-1_42650_sc_v2com

Um sistema de espaços consecutivos interconectados foi proposto. O apartamento seria organizado em torno de uma área central em que toda a vida da residência seria vivida. A interação entre essas duas ideias justapostas, um espaço livre e a preservação da intimidade, foi resolvida com a localização da casa de banho (chuveiro-closet).

A casa de banho (chuveiro-walk-in guarda-roupa) articula-se entre o quarto e o WC, resolve a interligação entre a zona social e a zona noturna, permitindo a função dupla da sanita (como sanita e casa de banho privada). A curva nma das pernas do U garante a intimidade do quarto sem a necessidade de uma porta.

Este layout funcional permite percorrer o guarda-roupa de forma circular, que fornece uma rota particular do quarto ao WC.

E uma porta de vidro entre o quarto e o closet (evitandoa saída do vapor de água), significa que o WC  beneficia da luz natural do quarto.

42645-preview_low_3175-1_42645_sc_v2com

A fim de obter um espaço interior tão amplo quanto possível, a cozinha foi projetada linearmente e equipada com muita capacidade de arrumação (5 metros de comprimento) com duas grandes aberturas ao longo do caminho: uma horizontal para a bancada, lava-loiças e fogão, e um vertical emoldurando a janela para o pátio interior. Uma das portas do armário da cozinha dá acesso a uma lavandaria.

O uso da cor também contribui para a configuração da cena. A unidade espacial foi reforçada com piso de madeira. As paredes e o teto constituem um suporte de tela branca para vários artefatos e obras de arte pré-colombianas, que quebram a rigidez da casa e lhe conferem personalidade.

O projeto superou as limitações existentes para revelar a alma do espaço e responder às aspirações dos seus habitantes da melhor forma possível.

42646-preview_low_3175-1_42646_sc_v2com 42647-preview_low_3175-1_42647_sc_v2com 42648-preview_low_3175-1_42648_sc_v2com 42649-preview_low_3175-1_42649_sc_v2com

Sobre o GokoStudio

O GokoStudio é uma empresa de arquitetos cuja metodologia se baseia na singularidade de cada projeto. Cada proposta é o resultado dos desafios aceites tendo como fio condutor a capacidade e vontade de encontrar a melhor resposta possível de acordo com as necessidades do espaço, do cliente e do seu contexto.

5
New York City, N.Y.
Apartamento em Nova Iorque por David Scott Interiors. NYC apartment.

@davidscottinteriors | Photo by @benfinkshapiro

#bestfriends #bestclients #outsidethebox #interiordesign #nymag #nyc #apartamento #apartment #apartmenttherapy #artonwalls #sofa #lamps #lighting #interiordesign #interior #interior_delux #interiores
0
Day spa! Para sábados em que não há pressas.... Escolhemos El Gouna spa da maravilhosa Casa Cook. Piscina, 2 saunas, banhos turcos, hammam.

Spa day for a lazy Saturday in Casa Cook El Gouna with two saunas, steam rooms, plunge pools and a hammam.

@casacookhotels | @fattony_studio

#casacookelgouna #egyptianoasis #wellnessyourway #arabichealing #casacook #spaday #spa #hotels #hotel #architecture #oasis #relax
1
Lisbon, Portugal
Lojas em Lisboa, Ding Dong. Lisbon shops.

@dingdong_pt | @capdemar [foto]

#dingdong #s#lojas #shops #lisbon #lisboa #christmas #what #where #beautifuldestinations #shoplocal
1
IN|OUT Para aqueles dias de frio a MCZ pensou em soluções 🔥 quentinhas. STREAM é uma salamandra a pellets, numa estrutura de aço pintada, porta de vidro entre outras características, várias cores e combustão inteligente Maestro.

Pellet stove with no front vents, made with a painted steel structure, glass door and serpentine stone or painted steel cladding. Several colours. Intelligent combustion management with Maestro.

@mcz_group |

#mczgroup #stove #pellet #pelletstove #stufaapellet #archiproducts #arquitetura #architectures #architecture #contemporary #deco #decomaison #fireplace #salamandra #frio #inverno #glass #openhouse #openspacedesign
2
PinkHouse |

@mezzoatelier
Photography @fernandogguerra @pinkhouseazores

#arquitetura #arquitecture #architecturephotography #mezzoatelier #pinkhouse #azores #açores #white
3
Miami, Florida
CONTEXT Art Miami, 3/8 Dezembro, tapeçaria The New World, trabalho da portuguesa Vanessa Barragão representada pela Galeria Casa Cuadrada, Stand A15.

@vanessabarragao_work | @artmiamifairs | @galeriacasacuadrada

#vanessabarragao
#textileart #rug #coralreef #ecology #globalwarming #climatechange #coralbleaching #wool #handmade #textile #textileartist #textiles #textilestudio #textiledesign #latchhook #crochet #ecofriendly #vanessabarragao #contextartmiami #artmiami #miami
7
É a nossa edição de Dezembro/Janeiro da #casasdeportugal e (garantimos!) está linda!!! 💫🎄❣ Três casas fora de série, no Algarve, Santiago do Cacém e nos arredores de Lisboa, em cenários de campo e com o mar a pouca distância e ao alcance do olhar, num dos casos, e interiores que vai apetecer copiar ou, quanto muito, admirar pro-lon-ga-da-men-te 😊

É sempre um prazer enorme fazer chegar às vossas mãos, a cada edição, um número da Casas de Portugal. E esta não foi exceção.

Na capa, com fotografia de João Bessone, uma casa com história, rica em conteúdo, a começar pelo humano. De quem a habita! Boas leituras e bom fim de semana! 📷 @joao_bessone

#casas #house #housedesign #housedecor #homedecor #houseandgardens #casascomalma #interior2you #interiores #arte #art #artanddecor #designdeinteriores #designinspiration #historicalbuilding #livinginthecountry #country #countrylife #countrystyle #countryhome #casasdecampo #casasdepraia #magazine
8
Porto District
Casas e jardins na cidade. Um privilégio e santuário. Para ver ao detalhe na nossa edição de #dezembro já nas bancas.

Green wonderland in the city. What a bless!

@photographybbarbosa | @amparosantaclara | @isabelpilar

#jardim #cidade #garden #gardening #city #nature #flowers #photography #plants #beautiful #autumn #autumninthecity #outdoors #flowerstagram #naturelovers #houselovers #green #trees #organic #plantas #homedecor #giardino #jardin #homegrown
3
Quem disse que a nossa cozinha não pode ter um look campestre? Nesta dominam os tons nude, e o nosso olho vai para o tampo de mármore rústico da mesa, o fogão old school e o apontamento verde que apetece replicar usando folhas de Oliveira! Nota 10.

Sharing with you this beautiful kitchen decor and the nude colours hoping to inspire all that would like to have a bit of country atmosphere inside their city homes.

Via @white_and_natural_interiors | @pinterest
#homestyling #whiteonwhite #scandi #whiteliving #whitecrush #whitehome #whitewithwood #whitespaces #coastalluxe #naturals #whiteaddiction #naturaldecor #zenspace #whiteandnatural #homeinspo #interiorstyling #homeinspiration #homedesign #pinterest
Sem mais artigos