Raramente está na nossa lista de prioridades, mas a sua importância não deve ser negligenciada. A bem do conforto, da poupança de energia e da sustentabilidade.

Para garantirmos que seja bem sucedido nesta tarefa recorremos à sabedoria de quem sabe do assunto. Os especialistas em vidro da “Casa do Deserto”, da Guardian Glass, localizado em Granada –  projeto de arquitetura tido como exemplar na importância do vidro e das janelas de qualidade – começam por identificar alguns dos motivos que justifiquem a mudança de janelas.

Se reconhecer algum destes fatores em sua casa, poderá querer dizer alguma coisa…

1 Mau isolamento térmico. Se sente frio ou muito calor em casa, é possível que tenha chegado o momento de substituir as janelas. Estas, juntamente com outros fatores, ajudam em grande medida a um adequado isolamento da casa, tanto no verão como no inverno. Janelas inadequadas ou muito antigas permitem que o aquecimento do interior saia durante o inverno e, no verão, deixam o calor entrar furtivamente, fazendo com que as condições térmicas sejam pouco ou nada confortáveis. Sem mencionar as perdas energéticas que esta situação acarreta, uma vez que terá maior necessidade de aquecimento nos meses frios e ar condicionado nos mais quentes.

2 Falta de iluminação natural. As janelas são a fonte mais importante de luz natural em qualquer casa. Ao utilizar vidro de alta qualidade que permite a entrada de luz, mas bloqueia a maior parte do calor solar, poderá instalar janelas com mais área de vidro sem correr o risco de superaquecimento. Além do mais, sendo este vidro de alto desempenho, necessitará de menos persianas ou estores. Diferentes estudos mostraram que a luz natural influencia diretamente a nossa saúde e bem-estar. Portanto, uma casa luminosa é sinónimo de uma casa onde abunda a felicidade.

3 Questões de ruído. Viver em casas ou apartamentos urbanos tem vantagens, mas também alguns inconvenientes. O ruído é, por exemplo, um deles. Ouvir o barulho da rua, o trânsito automóvel, a agitação nos cafés ou mesmo a conversa de quem passa pode ser perturbador. Se for este o caso, uma vez mais, a substituição de janelas, poderá ser a solução.

4 Motivos de segurança. As janelas são um dos pontos sensíveis que podem tornar a sua casa mais vulnerável a roubos e intrusões. Se o vidro e a caixilharia não forem o garante da segurança necessária, nem resistirem a impactos e pancadas, a sua casa estará mais exposta.

5 Razões de design e estética. Cansado de esconder com as cortinas ou estores o design ultrapassado das suas janelas? Farto de não ver claramente as vistas?

A cor, o estilo e o design das janelas, bem como a vista geral que oferecem, são também fatores a ter em conta do ponto de vista do design. Lembre-se, hoje em dia, a tendência são as janelas com um perfil reduzido e maior superfície de vidro.

Se a mudança for, efetivamente, a sua decisão, não se esqueça de considerar primeiro os seguintes fatores:

1 Escolher o vidro adequado. O vidro representa em muitos casos cerca de 80% da área total das janelas. Trata-se do material que predomina e, portanto, o mais importante na configuração das mesmas. Assim, escolher o vidro adequado é fundamental quando se prepara uma mudança e, para isso, é necessário ter em conta o tipo de espaço em que se encontram instaladas, bem como as suas necessidades concretas.

Um vidro adequado pode ajudar a poupar energia, garantir o melhor isolamento térmico e acústico do espaço interior e até aumentar o nível de segurança contra impactos ou tentativas de roubo. Tal é possível graças à forma de funcionamento deste material. A parede em vidro é uma unidade de vidro triplo que garante o isolamento térmico ideal durante o inverno e a proteção solar no verão. Além do mais, dependendo do ambiente vivido na casa (intenso ruído externo, necessidade de segurança), os painéis de vidro podem ser laminados com as soluções específicas da Guardian para proteger os habitantes dos raios UV e do ruído, bem como melhorar a segurança da estrutura.

É o que acontece com os vidros de “A Casa do Deserto” que possuem apenas 6cm de espessura e não têm quaisquer obstáculos visuais que impeça o esquema de vista quase panorâmica do deserto.

2 Procurar assessoria e consultar ferramentas específicas. Para ser bem sucedido na escolha das características do vidro, deve ser aconselhado por especialistas na matéria. Os especialistas da Guardian Glass criaram um configurador de vidro online que, ajuda a determinar as especificidades do vidro que melhor se adapta à sua casa. Consulte e faça testes em www.deventanasadentro.es, para descubrir qual o vidro que melhor se adequa às necessidades de sua casa.

3 Escolher o perfil. No mercado existem diferentes materiais com os quais as caixilharias das janelas são construídas. Embora, regra geral, todos garantam o desempenho ideal, aconselhamo-lo a que também seja assessorado por especialistas e faça as opções mais ecológicas.

4 Tipos de abertura e cores. Janelas basculantes, de batente, oscilobatentes, de correr, pivotantes, de guilhotina… Pense na forma como habita e escolha uma ou mais opções de abertura para as suas janelas. Selecione os que melhor se adequam ao seu gosto e ao estilo da sua casa.

5 O melhor momento para a substituição.  Não existem regras estabelecidas ou calendários definidos, mas é sempre preferível efetuar esta substituição nos meses de temperaturas menos extremas. Ou seja, no período da primavera (antes da chegada do verão) e outono (antes da chegada do inverno). Verão e inverno são boas alturas para visitar fornecedores, procurar informação sobre as diferentes opções e efetuar o seu pedido.

Fotografias de Gonzalo Botet para a Guardian Glass

2
Boas ideias para quem gosta de DIY em casa. Na parede, mini-jardim vertical em suporte de madeira da autoria de @lauraburkhart
O banco de madeira Spindle é da @ethnicraft
O conceito / design é de @quartzandbone e as plantas de @floraformdesig 💡 💡 💡 💡 💡 💡 💡 💡 💡 💡
#ethnicraft #entryhall #hallway #hallwayinspo #woodwork #handcrafted #naturalmaterials #plantwall #artist #handmade #solidwood #woodenbench #spindle #nathanyong #originaldesign
2
Gostamos!! Esteira e cadeiras do atelier português @whitekaki in @montedapalmeira ~

Beautiful straw mat and chairs from @whitekaki showroom in @montedapalmeira house.

#interiordesign #design #interior #architecture #home #decor #interiors #art #chairs #homedesign #interiordesigner #furniture #decoration #inspiration #interiordecoration #summerhouse #countryhouse #interiorstyling #handmade #furnituredesign #instagood #style #casas #livingroom #salasdecoradas #casadecampo #o #projetosdeinteriores

Foto @vcelio @stills_portugal
4
Edição de #setembro já nas bancas 😉 Our September issue is already out (and we surely recommend it)

Cover @joaopeleteiro

#summer #summerreading #newissue #magazine #revista_urbana #urbana #housedecor #loftdesign #apartamento #designdeinteriores #interiors #restaurants #shops #hotels #lightdesign #lighting_design #inspo #interiores #arquitetura #contemporary
1
Regresso às origens em 3 páginas de inspirações com sabor artesanal para ver na edição da revista Urbana já nas bancas.

Back to basics! Our September issue is already out.

#backtobasics #artsandcrafts #crafted #woodworking #stonework #earth #handmade #artesanal
1
Boa segunda-feira 🌟 E se ainda não incluíram a leitura da mais recente edição da revista #casasdeportugal na vossa lista de To-do’s este é o nosso lembrete 😉 Boa semana de trabalho e boas férias a todos.

Hey 👉 our Casas de Portugal summer issue is here. Wake up call to everyone in case you forgot to include it in your to-do list. Have a great week!

#revistacasasdeportugal #revistas #magazine #casasdeportugal #casas #homedecor #beachhouses #summerhouse #summerhousedecor #travel #travelguide #algarve #comporta #decoraçãodeinteriores #interioresdesign #interiores #houseandgarden #garden #summervibes #architettura #arquitetura #casasconencanto #casasdecampo #inspiracion #designinspiration #homedeco #gardenfurniture #lifestyleguide
1
Bom domingo | Happy Sunday

@posh.fengshui

#decorlovers #poshfengshui #fengshui #feelingood #goodvibes #athome #interiores #interiorismo #interiorslover
2
Sabem o que dizem de um bom fim de semana? Descanso absoluto e algum garden job para repousar a mente :) A inspiração chega-nos via @sonja_ols

It’s weekend and it’s all green around here 🌳 so let’s enjoy a break guys.

#garden #terracegarden #terrace #gardenjob #gardendesign #houseandgarden #weekends #letshaveabreakfast #enjoyyourweekend
2
Geometrias, luz e sombra. Em jeito de bom fim de semana... imagem de @yiorgoskordakis | projeto de @mariankapsi & @alexandroskapsimalis para @andronis_arcadia #hotel em Santorini, Grécia

@visualpleasurelife @visualpleasuremag #visualpleasuremag @visualpleasuretravel

#fubiztravel #travel #travelphotography #design #instatravel @est_living #interiors #living #decor #somewheremagazine #white #architecturelovers #design #dezeen #architectureporn #decor #ad @gominimalmag #archilovers #minimal #minimalism @interiordesignideas #aesthetic @inspirationcultmago #livingcorriere #livingroom @interiordesignmag #yellowtrace @yellowtrace @promenadearchitecture @archdigest @archdaily @archilovers #archiproduct @archaic_mag
1
Coleção Geronimo by @zinctextile inspirada nos motivos Navajo 👌 para relembrar que o Verão é colorido.
Geronimo collection features Navajo inspired motifs. Trippy patterns and vivid colours give a fresh twist to the Navajo theme whilst chunky fabrics formed of jute and subtly refined linen refer to the more rustic origins of this important trend, adding textural intrigue to the collection.

#zinctextile #geronimo #najavo #navajotexiles #johnpawson #claudiosilvestrin #neuendorfhouse #interiors #interiordesign #architecture #luxury #luxuryinteriors #pinkandblue #kleinblue #home #textiledesign #minimal #interior #design #modernist #modernistarchitecture #luxury #luxuryinteriors #design #interiorgram #designinspiration #interior123 #interiorstyling
4
OCA - É o nome desta banco de baloiço, o trabalho mais recente do designer brasileiro Tiago Curioni, actualmente residente no Porto, feito para um parceiro do estúdio Curioni do sul do Brasil, a Mestre Artesão. O nome é inspirado nas cabanas dos índios da Tupi-Guaranis, que dormem em redes dentro das grandes Ocas no meio da floresta Amazónica. 🙌🙌🙌 Alumínio + fibra sintética... ou seja, pode ficar à chuva e ao sol.

OCA by Brazilian Tiago Curioni’s Studio designed for a partner in the south of Brazil and inspired by the Tupi-Guaranis Amazon’s Indians.

@tiagocurioni @mestreartesao

#tiagocurioni #mestreartesao #design #designboom #swingchair #braziliandesigner #designbrasileiro #brasilmeetsportugal #design4all #outdoordesign #furniture #new #dobrasil #artesao #bespokemakers #homedecor #gardendecor
11
Paradisíaco.
Via @mascaraqueart

#contemporaneo #contemporary #white #arquitectura #architecture
1
Perspectivas • M&P House / Nicolás Campodonico • Arquitetura contemporânea no Mundo via @design.taste

#architecturedaily#renovation#interiors#facade#glass#homedesign#architecture#arquitectura#design#architecture#concrete#interiordesign#minimal#arquitectura#house#brickwork#brick#brickhouse#interiordesign#stair#architectural_photography#wood#stone#designer#architecturephotography#designlife#contemporaryhome#archidesignhome#homeadore#minimalism
Sem mais artigos