Objetos que ultrapassam a função para se afirmarem como gestos artísticos, onde memória, matéria e design contemporâneo se encontram.
Entre a escultura e a função, há objetos que transcendem a sua utilidade para se afirmarem como pequenas obras de arte. Sob o tema Objets D’Art, esta seleção reúne peças onde o artesanal, a memória histórica e a experimentação contemporânea se encontram, evocando o passado enquanto habitam plenamente o presente.
Aqui, o quotidiano é elevado e a taça Pavot, desenhada por Colin King para a Audo Copenhagen, inaugura este universo com uma presença quase arqueológica e uma forma orgânica que refletem um diálogo intemporal entre natureza e matéria.
Este equilíbrio percorre toda a seleção — das experiências em vidro das irmãs Micheluzzi às reedições que resgatam desenhos esquecidos, passando por peças que exploram luz, textura e ornamento.

1 – Fabricada em alumínio com acabamento envelhecido, a taça Pavot, desenhada por Colin King para a Audo Copenhagen, é uma homenagem moderna à antiguidade. A sua base inspira-se na forma orgânica da cápsula de uma papoila, uma referência subtil à força e beleza da natureza, e as linhas curvas e a pátina texturizada evocam o artesanato antigo, enquadradas pela silhueta minimalista com interpretação moderna. Uma escultura, uma peça funcional. Na QuartoSala.


2. Peça da nova coleção ‘Onde di Vetro’, da dupla formada pelas irmãs Elena e Margherita Micheluzzi.
3. Casa de Familia, garrafa de água desenhada em 1912 por Josep Maria Jujol para o orfanato com o mesmo nome, reproduzida pela BD Barcelona a partir da única imagem existente do modelo original. Na QuartoSala.


4. Jarras de vidro da linha Ghiaccio, a palavra italiana para gelo, com aplicação de pequenos fragmentos de vidro que se assemelham a gelo picado, da nova coleção da Micheluzzi Glass.
5. Conjunto de sabonetes da Castelbel, com fragrância de pimenta rosa e jasmim.


6. Cafeteira ‘Colbert’ de Astier de Villatte, feita à mão em cerâmica branca, com acabamento vidrado e brilhante. Online em net-a-porter.com.
7. Peça de parede Bead Chain 11, da SkLO, com contas de vidro oversized suspensas ao longo de uma corrente de latão.


8. Caneca de porcelana High Fidelity, da Fornaseti, decorada à mão com imagem do gato, em pose lânguida. Na Poeira Design.
9. Remind_Me, da Contardi, luminária recarregável que combina a poesia da luz com a pureza do design. Na Servànt.
