Por a 5 Fevereiro 2026

Entre a praia de Zurriola e os Cubos do Kursaal, um apartamento do século XX renasce com alma francesa, luz ampliada e uma nova fluidez contemporânea. O projeto é de Mikel Irastorza e as fotografias de Héctor Agudo.

Projeto: Mikel Irastorza / Fotografias: Héctor Agudo / Texto: segundo a memória descritiva

Este edifício do século XX, com uma ampla janela de sacada e sete varandas, situa-se no bairro de Gros, a escassos metros da praia de Zurriola e dos Cubos do Kursaal. Os proprietários, um casal francês, procuravam uma casa ampla e bem iluminada, razão por que foram demolidas paredes e partiram do zero.

As vistas urbanas e o facto de estar localizado numa zona de prestígio são fatores de atração que, associados à remodelação, potenciaram o seu valor. Originalmente com cinco quartos, sala, cozinha e casas de banho, o apartamento ganhou uma amplitude visual antes inexistente e uma iluminação natural que potencia hoje os pavimentos de carvalho, os tetos e as paredes com molduras.

A sala, unida à sala de jantar e à cozinha, ocupa um amplo espaço em esquina com quatro varandas e uma janela de sacada. Há um certo estilo francês na casa, graças a estes tetos e paredes trabalhados, mas também graças ao papel de parede aplicado, que harmoniza com a decoração contemporânea em tons neutros.

A orientação norte da zona de estar — sala, sala de jantar e cozinha — conduziu à escolha de cores neutras, que se comportam de forma ideal com a luz do norte e a ausência de sol direto. Todos os móveis, em tons neutros, as madeiras naturais claras e alguns apontamentos dourados, conjugam-se para este ambiente leve e algo requintado.