Por a 18 Fevereiro 2026

Na Royal Danish Academy – Architecture, Design, Conservation, a exposição Imagining the Future reúne 29 projetos que transformam investigação em propostas concretas para repensar a forma como habitamos o planeta, conciliando necessidades humanas, comunidade e sustentabilidade. A mostra está patente até ao dia 16 de abril de 2026.

O que aconteceria se ousássemos visualizar um cenário futuro — não como ficção científica, mas como propostas tangíveis, baseadas na investigação, para novas formas de viver, habitar e pensar?

A exposição Imagining the Future apresenta 29 propostas de arquitetos e designers, que partem dos desafios e das possibilidades atuais: novos materiais, novas formas de habitar e de garantir abrigo, novas maneiras de perspetivar a comunidade e a sustentabilidade.

Cada projeto constitui uma narrativa autónoma, mas, no seu conjunto, aponta para um futuro em que as necessidades humanas são colocadas em pé de igualdade com as do planeta. Será, por exemplo, possível que uma habitação inclua outras espécies além da humana? E de que forma podem a tecnologia e o design ajudar-nos a imaginar um futuro que ainda desconhecemos, mas que seja adequado ao planeta e a todos os seus seres vivos?

Em Imagining the Future, designers e arquitetos evidenciam o seu papel na construção do futuro, examinando o presente. Tendo em conta a nossa cultura e identidade comuns, a exposição reúne projetos que tornam desejáveis as transformações vindouras. O design e a arquitetura não dizem respeito apenas à função: implicam também a promoção de ideias significativas através da estética, do envolvimento dos utilizadores e do enraizamento local. Em suma, compreender as necessidades humanas e refleti-las.

A exposição inclui projectos de investigadores, docentes e estudantes da Royal Danish Academy. As propostas incentivam soluções para o futuro que emergem da articulação entre investigação, prática e metodologia artística.

Imagining the Future consiste em dar forma a ideias e à esperança no futuro”, afirma a directora Mathilde Aggebo. “Quando arquitetos e designers imaginam novas formas de viver e habitar, não criam apenas soluções concretas — criam também imagens do que poderá ser uma sociedade equilibrada.”

Num tempo de profundas transformações e desafios globais, precisamos de visões partilhadas de um futuro com o qual possamos relacionar-nos e identificar-nos. Especialmente agora, considera a directora, essa reflexão é particularmente pertinente. “Estamos numa encruzilhada em que o futuro pode, por vezes, ser difícil de imaginar, mas essa é precisamente uma das competências dos arquitetos e designers. Na exposição, encontram-se tanto soluções concretas como reflexões críticas sobre o presente.”

Imagining the Future – through Architecture and Design está patente na Royal Danish Academy – Architecture, Design, Conservation até 16 de Abril de 2026.