Estas foram as 10 casas que mais apaixonaram os nossos leitores e seguidores no Instagram, durante o mês de janeiro. Reveja-as de seguida.
Fotografia de entrada de Francisco Nogueira.Projeto de João Tiago Aguiar.
Casas que fundem estilos, reabilitações que fazem renascer edifícios e histórias, clássicos de sempre e projetos com boas ideias e soluções. Assim são as 10 casas mais vistas no Instagram da Urbana durante o último mês.
Brutalismo acolhedor


Betão aparente e madeira definem a linguagem arquitetónica deste apartamento assinado pelo escritório Península Arquitetura, em São Paulo, no Brasil. As fotografias são de Mayra Acayaba. Veja mais aqui.
Reconversão de uma casa de 1935


Reconversão de uma casa de 1935 num conjunto de habitação coletiva de baixa densidade pelo coletivo Oficina Bravo. As fotografias são de Bruno Giliberto. veja mais aqui.
Renascer em Marvila


Numa das zonas mais vibrantes de Lisboa, esta casa de tom azul-esverdeado na fachada é um reflexo do bairro onde se insere. A arquitetura de interiores e o design de interiores são assinados pelo ateliê Sá Aranha & Vasconcelos e as fotografias por Ricardo Oliveira Alves. Veja todas as imagens desta casa aqui.
Pequeno em escala, amplo em vivência


Em pleno bairro de NoLo, em Milão, a Casa MP reinventa um pequeno apartamento por meio de um projecto de interiores fluido e luminoso, no qual materiais contemporâneos, peças de design icónicas e referências dos anos 70 convivem num equilíbrio sereno e sofisticado. O projeto é assinado pelo ateliê Kick Office e as fotografias por Sara Magni. Veja aqui.
Materiais industriais em casa contemporânea


Uma antiga moradia geminada e estreita ganhou nova vida através de uma renovação sensível, onde a luz natural, os materiais industriais e a reutilização consciente conversam com a herança arquitectónica existente. O projeto é do Sandbox Studio e as fotografias de Katherine Lu. Veja mais aqui.
Uma (nova) casa para quatro em Berlim


O estúdio alemão CAMA, sediado em Berlim e fundado por Marc Hensel em 2011, assina a remodelação de uma moradia urbana dos anos 1890 para uma família de quatro pessoas. As fotografias são de David Hiepler e Fritz Brunier. Veja todo o projeto aqui.
Reabilitação na Rua dos Fanqueiros


Este projeto de reabilitação no centro histórico de Lisboa devolve clareza, dignidade e luz a um edifício que sobreviveu ao terramoto de 1755. João Tiago Aguiar assina a arquitetura e Francisco Nogueira a reportagem fotográfica. Saiba mais sobre este projeto aqui.
Desenhado para a vida em família


Em Brasília, este apartamento de 254 m² transforma uma antiga planta compartimentada num espaço fluido e luminoso, onde referências do modernismo brasileiro e uma forte dimensão afectiva constroem o cenário ideal para a vida em família. O projeto é do CODA Arquitetura e as fotografias de Joana França. Veja aqui.
Coastal style


Esta casa em Coral Gables ganhou nova vida pelas mãos de Daniela Saliba, que traduziu o lifestyle de uma família venezuelana em interiores acolhedores, sofisticados e subtilmente inspirados no coastal style da Flórida. As fotografias são de Denilson Machado. Veja mais aqui.
Regresso às origens


Localizada no coração da Lapa, entre prédios antigos e jardins icónicos, a casa de 180 m² da arquiteta Sara Coelho e da sua família é um espaço feito à medida, com duas varandas que se estendem para o Tejo. As fotografias são de João Guimarães. Veja aqui.
