Por a 22 Fevereiro 2026


Fica na Praia do Forte, no Estado da Bahia, Brasil, e desenvolve-se em mais de 350 m², num terreno de esquina, no fim da rua e exposto a ventos fortes. O projeto é assinado pelo coletivo Milcent Arquitectura.

Projeto: Milcent Arquitectura
Área Construída: 377 m²
Créditos de Fotografia: Tarso Figueira

Este projeto, localizado no litoral baiano, surgiu de um desafio singular: um terreno de esquina no final da rua, voltado para o oeste e exposto a ventos fortes. Gizado para uma família vibrante, apaixonada pela praia e rodeada de amigos, era essencial que a residência fosse um reflexo fiel da sua alegria de viver e se integrasse harmoniosamente com a envolvente natural.

Como tal, o ateliê Milcent Arquitectura assumiu o papel de conciliar os desafios do terreno com as necessidades da família no projeto da casa.

O resultado é a Casa Rendada, uma expressão marcante do uso criativo do cobogó (um tipo de estrutura de madeira), que não só promove a ventilação cruzada natural, como também suaviza a entrada de luz, conferindo à casa uma identidade única.

A sua fachada lateral, que remete para a renda regional graças ao uso daquele elemento vazado, chama a atenção mesmo à distância. Os jardins, especialmente o central, desempenham um papel fundamental na transição entre os espaços internos e externos, criando uma atmosfera de serenidade e conexão.

A área gourmet foi projetada para acomodar generosamente, estando o espaço de convívio equipado com churrasqueira. A mesa foi estrategicamente posicionada em frente à árvore cobogó. Quando os raios de sol a atingem, cria-se uma fascinante interação visual de luz e sombra, resultando numa atmosfera acolhedora e convidativa para reunir familiares e amigos.