Por a 2 Janeiro 2026

Feliz Ano Novo! Entramos em 2026 com o entusiasmo que carateriza todos os novos começos e nesta primeira edição do ano, anunciamos um momento especial: o lançamento da 1.ª edição dos PUDI — Prémios Design de Interiores da revista Urbana. Um projeto que temos vindo a desenhar e que nasce da vontade de reconhecer, valorizar e dar visibilidade ao talento, à inovação e à excelência no design de interiores.

Este número, que marca o arranque do novo ano, tem como fio condutor cromático o Pantone Cloud Dancer — um branco suave, etéreo e silencioso que evoca leveza, clareza e renovação. Neste contexto, quisemos saber quais cores nortearam e norteiam os projetos de alguns nomes da arte e do design em Portugal e no mundo.

Nesta edição, aprofundamos o tema do aquecimento e damos-lhe algumas ideias de como aquecer a casa no inverno. Por último, viajamos pelos espaços que nos inspiram, através de uma seleção de apartamentos que refletem diferentes formas de viver o contemporâneo, num percurso que vai de Lisboa a Kiev.  Tudo boas razões para não perder a sua Urbana de janeiro.

Fotografia de capa, Daniel Schäfer.

Inspirações

Para a primeira edição de 2026, o Pantone Cloud Dancer — um branco suave, etéreo e silencioso -, está no centro das inspirações e por isso exploramos também as suas variantes e tonalidades que se harmonizam, dos off-whites quentes aos cinzas luminosos, dos beges minerais aos apontamentos de verde e malva. Nesse contexto, descubra ainda nesta edição, que cores nortearam, e norteiam, os projetos de alguns nomes da arte e do design em Portugal e no mundo.

À Lupa

Mais uma vez reunimos pessoas, marcas e empresas que são referência no universo do design.

1ª Edição dos Prémios Urbana de Design de Interiores

Os PUDI — Prémio Urbano de Design de Interiores — são uma iniciativa da Revista Urbana criada com o objetivo de reconhecer, valorizar e dar visibilidade à excelência no design de interiores em Portugal. Num território onde o design é cada vez mais transversal à arquitetura, à indústria, à cultura e à forma como vivemos os espaços, os PUDI afirmam-se como uma plataforma de distinção para projetos que se destacam pela qualidade conceptual, inovação, rigor técnico, função e sensibilidade estética.  Os PUDI destinam-se a arquitetos, designers de interiores, ateliês e profissionais que, através do seu trabalho, contribuem para elevar o panorama do design de interiores, seja em contextos residenciais, comerciais, institucionais, culturais e de lazer, corporativos e de serviço, temporários ou experimentais. Saiba mais na edição agora em banca.

Dossier Aquecimento

O conforto térmico deixou de ser uma escolha isolada. Se quer aquecer a sua casa este inverno, o segredo está na combinação de sistemas eficientes, em tomar decisões informadas e em escolher as tecnologias certas. Nesta edição, ajudamos a perceber melhor este tema.

As nossas casas

De Lisboa a Kiev, as casas desta edição contam histórias através da luz, da escala, dos materiais e da cor. São interiores que dialogam com o contexto urbano, com a memória e com o presente, mesmo em geografias marcadas por contrastes profundos. O primeiro apartamento está inserido num edifício histórico de 1911, no coração da capital ucraniana, e reinterpreta a herança arquitetónica original através de uma linguagem contemporânea. O projeto de interiores é assinado por Yevheniia Dubrovska e as fotografias por Yevhenii Avramenko

Com a cidade de Lisboa aos pés e o rio no horizonte, o apartamento de Sérgio Prieto, do DOVAIN Studio, na zona do Castelo, é um manifesto da sua identidade criativa banhada pela generosa luz da capital. As fotografias são de Daniel Schäfer.

Seguimos para a casa de Katie’s Glaister, uma moradia dos anos 1930 que foi transformada num espaço muito pessoal. Discreta por fora e surpreendente por dentro, reflete a visão da fundadora do ateliê K&H Design e privilegia a individualidade, o humor e a ligação entre passado e presente. As fotografias são de Alexander James.

A casa que se segue é o refúgio carioca do arquiteto Celso Rayol, onde arte, natureza e histórias moldam cada espaço. As fotografias são de André Nazareth

Por último, o designer de interiores e colecionador de arte Alex Ruas abre as portas da sua casa em Londres, o seu primeiro projeto, e aquele que decorre da mudança do Brasil para a Inglaterra. As fotografias são de Vigo Jansons e Loredana Cortese.

Por último, mas não menos importante, e porque não queremos que perca nenhuma edição, deixamos aqui o link para a sua assinatura. Despedimo-nos desejando-lhe um feliz 2026 e um mês cheio de inspiração e boas leituras.