A CTL é uma intervenção de reabilitação de uma antiga torre militar localizada nas proximidades do núcleo habitado da ilha de Levanzo (Itália), suspensa sobre o mar.
Projeto de arquitetura: Sebastiano Amore, Claudio Zampaglione Fotografia: ACA
A casa existente desenvolvia-se em dois pisos e apresentava uma cobertura plana. A intenção do projeto foi conjugar o respeito pelo edifício existente com uma forte pesquisa de uma imagem arquitetónica global.
A habitação foi valorizada através da introdução de novos elementos arquitetónicos: uma escada metálica de ligação entre os dois níveis, a ampliação da entrada e o alargamento de uma escada exterior já existente.
São vários os elementos da tradição local siciliana que entram em diálogo — como a pedra local —, poucos os materiais e as cores utilizados — o cocciopesto e o aço inoxidável —, e múltiplos os pontos de contacto entre o antigo e o novo.
Deste modo, nasce uma composição de formas e cores que dialoga com o contexto histórico e com a paisagem natural envolvente.
A nova casa de férias desenvolve-se em três níveis: ao nível da rua foi criado um terraço panorâmico; no piso -1 localizam-se as áreas de estar, refeições e zona privada; no piso -2 encontra-se um terceiro quarto.
Os materiais utilizados são naturais e quentes, em contraste com o aço inoxidável oxidado. A grande escada exterior assume também um papel de elemento de mobiliário, ligando as duas zonas de quartos.
A pavimentação interior e exterior é executada em cocciopesto contínuo, num tom semelhante ao das restantes paredes interiores.






