Por a 31 Janeiro 2026

O coletivo Pierattelli Architetture assina o projeto de renovação e de design de interiores da Villa il Gioiello, fundindo o requinte e o charme de outros tempos.

Projeto: Pierattelli Architetture Fotografia: Iuri Niccolai

O estúdio italiano reinterpreta uma casa unifamiliar com cinco pisos e cerca de 700 m², fundindo os traços do passado com uma linguagem contemporânea.

O projeto destaca-se pelo uso de texturas sofisticadas, mobiliário feito por medida e por um diálogo sensível entre obras de arte do século XX. As memórias do antigo combinam-se com as exigências atuais através de uma interpretação de design equilibrada e respeitosa.

Edificada nas colinas, perto do centro histórico de Florença, a casa é acessível por uma estrada estreita que serpenteia entre os característicos muros de pedra irregulares.

Este projeto é um testemunho da capacidade criativa da Pierattelli Architetture, que soube preservar a atmosfera e a alma do lugar, criando uma residência de charme intemporal e uma história em constante evolução. Essa narrativa é contada pelas numerosas obras de arte de importantes figuras do século XX, como Alighiero Boetti, Ettore Spalletti, Jannis Kounellis e Mario Schifano.

Do ponto de vista estrutural, os elementos originais foram recuperados e melhorados, conferindo uma nova personalidade tanto aos interiores como ao jardim exterior. Este inclui uma piscina infinita revestida a quartzito branco, concebida e ampliada em colaboração com o arquiteto paisagista Gianni Medoro, aluno de Pietro Porcinai.

Mantêm-se visíveis alguns elementos de época, como a loggia exterior voltada para o jardim, enquanto outros foram reinterpretados, nomeadamente por meio da aplicação de um pavimento em parquet de teca maciça recuperada, em formato de azulejo, bem como da recuperação de arcos e vigas de madeira.

As diferentes divisões ganharam um novo visual graças a uma utilização inteligente das superfícies e à combinação de materiais naturais como mármore, travertino, teca e madeira de nogueira. No rés do chão, os espaços amplos — típicos da época — acolhem a sala de estar, marcada por um pé-direito duplo e um teto abobadado em cruz, a cozinha toscana renovada e a sala de jantar.

Na cozinha, o contraste entre os tons quentes da teca, com o seu carácter artesanal, e as cores refinadas da pedra introduz uma leitura mais linear e contemporânea. A sala de jantar, iluminada por três janelas em arco, integra uma escadaria em madeira e aço corten desenhada pela Pierattelli Architetture.

As cores, formas e materiais foram cuidadosamente escolhidos de acordo com o conceito do projeto. Grande parte do mobiliário foi desenhada pelos próprios arquitetos, incluindo peças para as casas de banho, a sala de estar, a sala de leitura e a sala de música, onde se destaca uma estante concebida para albergar um sistema de som profissional. Na sala de leitura, uma grande estante geométrica em nogueira Canaletto, com laterais e prateleiras em latão escovado, assume um papel central.

A atenção ao detalhe também é evidente nos painéis de madeira de nogueira Canaletto aplicados no teto e nas paredes, onde uma porta oculta dá acesso ao roupeiro. Para momentos de relaxamento e bem-estar, foi construído um ginásio com sauna na cave.

No primeiro andar, encontra-se o quarto principal, que se abre para as vistas das colinas toscanas e para a loggia, onde foi criada uma elegante sala de estar privada ao ar livre. Uma escada em madeira de nogueira Canaletto, com parapeito claro, desenhada pela Pierattelli Architetture, confere ao espaço um caráter especial. Também aqui o pavimento é em madeira recuperada, disposta em azulejos com rebordo em teca indiana.

O terceiro piso é acessível através de um prolongamento da escada interior existente. Por fim, o sótão foi transformado num apartamento de hóspedes, com quarto iluminado por claraboia, casa de banho e sala de estar. Este espaço resultou da construção de uma nova laje de aço que atravessa grande parte do piso inferior, permitindo aumentar significativamente a superfície total da moradia.

A atenção aos detalhes manifesta-se nos painéis de madeira de nogueira Canaletto aplicados no teto e nas paredes, onde uma porta oculta dá acesso ao roupeiro. Pensando no relaxamento e no bem-estar, foi ainda construído um ginásio com sauna na cave. O terceiro piso é acessível através de um prolongamento da escada interior existente. Por fim, o sótão foi transformado num apartamento de hóspedes, composto por um quarto com claraboia, casa de banho e sala de estar. Este espaço resultou da construção de uma nova laje de aço que atravessa grande parte do piso inferior, permitindo aumentar a superfície total da moradia.