Por a 7 Janeiro 2026

A experiência emocional que os espaços incutem nos seus utilizadores é o lema renovado da inProjecta. A feira regressa à EXPONOR de 26 a 28 de fevereiro.

“From Concept to Emotion” é o tema da 2.ª edição do evento profissional que, em fevereiro próximo, a Feira Internacional do Porto dedica ao mobiliário, decoração, hotel e design de interiores. Espaço Criadores, inProjecta Talks e Prémio inProjecta Creative Call transformam o acontecimento num palco de criatividade, conhecimento e inovação direcionados para a fileira casa

Depois de uma estreia dedicada ao conceito criativo – “From Concept to Creation” -, a 2.ª edição da inPROJECTA – Furniture, Hotel and Interior Design regressará em 2026 à EXPONOR, de 26 a 28 de fevereiro, maior e com um lema renovado: “From Concept to Emotion”. Para potenciar a experiência emocional que os espaços, materializados após a fase de projeto, incutem nos utilizadores.

Através da forma, dos elementos visuais, sensoriais e narrativos, as propostas apresentadas nesta edição vão envolver e inspirar a comunidade profissional de arquitetura e design de interiores, transformando cada detalhe em emoção e cada espaço numa experiência memorável, garante a Feira Internacional do Porto.

A organização conta uma vez mais com a curadoria do designer André Teoman, que contribuirá para a análise dos projetos dos expositores, mas também participando na elaboração do programa de iniciativas e conectando as empresas expositoras com os visitantes profissionais. Compostos sobretudo por arquitetos e designers de interiores, decoradores, profissionais do setor hoteleiro e traders, os quais justificam a seleção cuidada de empresas e projetos presentes, para “assegurar uma oferta de elevado valor acrescentado”, como explica o diretor-geral da EXPONOR, Diogo Barbosa.

“Como se percebeu na edição de arranque da inProjecta, a fileira casa portuguesa tem nos últimos anos sabido inovar e criar tendências marcantes no domínio do design de interiores, mobiliário e hotelaria. Circunstâncias que não são alheias a processos produtivos que têm conseguido não só incorporar as indústrias criativas como também preocupações crescentes de elementos como a marca, o design, a sustentabilidade e a experiência do consumidor. Fundamentos que, por sua vez, têm robustecido tanto a arte do saber-fazer português, como a qualidade e a flexibilidade produtivas, bem como a capacidade de personalização”, explica Diogo Barbosa.

Em 2025, recorde-se, a inProjecta recebeu um total de 3.892 profissionais, incluindo visitantes internacionais provenientes de países como Alemanha, Andorra, Bélgica, Brasil, Chéquia, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália, Reino Unido e Suíça.

O desenho da nova edição pretende reforçar o evento como uma montra essencial para descobrir produtos exclusivos, propostas inovadoras e soluções personalizáveis, dando expressão às novidades de fabricantes, marcas e representantes em áreas como o mobiliário, os estofos, a iluminação, a colchoaria, os tecidos de decoração e revestimentos, os interiores e ambientes, mas também os segmentos de cama, mesa e banho (cerâmica, cutelarias, têxtil-lar e acessórios), e, ainda, escritório, exteriores, e wellness.

A organização acredita numa edição mais robusta com um número crescente de empresas participantes e uma oferta mais diversificada. “Estamos a trabalhar para que o crescimento seja gradual, mas sustentado, sempre alinhado com as expectativas dos profissionais do setor”, explica Amélia Estêvão, responsável de marketing na EXPONOR.

Para partilhar e ampliar as novas abordagens que estão na calha, a equipa de trabalho da EXPONOR contará com o inProjecta Pop-up, uma iniciativa exclusiva que leva diretamente ao coração do Porto a criatividade, a identidade e o talento das marcas e dos criadores da feira. Trata-se de um projeto especial, sob a curadoria do designer André Teoman, que transforma espaços da cidade do Porto em montras de design, criando momentos de proximidade entre as marcas e o público.

O Espaço Criadores é outra das valências da mostra, na qual se destaca a nova geração, principalmente aquelas propostas que casam materiais e técnicas ancestrais com desenhos contemporâneos, na criação de linguagens estéticas distintivas, com grande incorporação de valor.

E, para destacar criativos emergentes (inclusive estudantes) e projetos inovadores (que podem ser protótipos funcionais em tamanho real) nas áreas de design, arquitetura de interiores e artesanato, o evento conta com o Prémio inProjecta Creative Call. Na 1ª edição, o galardão foi atribuído a um conceito de tapeçaria modular (Konjunto) – da autoria do casal britânico David Barnes e Esther Harris – que reutiliza restos da indústria portuguesa do calçado.

As inProjecta Talks, por sua vez, assumir-se-ão novamente como o polo de partilha de conhecimento, sob a forma de palestras e workshops, com especialistas do setor. Que serão dados a conhecer em breve.