Localizado no coração de Rovaniemi, na Lapônia finlandesa, o renovado Scandic Pohjanhovi reabriu as suas portas depois de o escritório de arquitetura e design de interiores Fyra Design Agency ter redesenhado os seus espaços públicos.
Fotografias: Riikka Kantinkoski
Ícone do funcionalismo nórdico, o hotel Scandic Pohjanhovi mantém-se como um marco do património turístico da Lapónia há gerações. O escritório Fyra foi o escolhido para redesenhar os seus espaços públicos: restaurante e bar, lobby, salas de conferência, ginásio e áreas para crianças e jovens.


A identidade original de Pohjanhovi guiou o novo conceito. Durante o processo, as camadas acumuladas ao longo do tempo foram removidas e o espaço foi decorado com uma elegância discreta. Elementos originais que refletem a identidade funcionalista do edifício, como os pavimentos do lobby, o balcão e os pilares do restaurante, foram revelados e preservados.




Os apliques de parede existentes foram restaurados e reposicionados para se adequarem ao novo ritmo espacial. Os novos elementos foram selecionados pensando na durabilidade, inspirados nos tons suaves do outono da Lapónia e fundamentados no uso generoso da madeira. Formas claras e materiais autênticos criam um ritmo calmo e contemporâneo.


Graças à sua localização à beira-rio, o hotel conecta os hóspedes sem esforço à cidade e à natureza circundante. O design reflete a herança nórdica através de soluções inteligentes: espaços que transmitem uma sensação de aconchego, calor e um toque inconfundivelmente nórdico.