O tom azul-esverdeado é inspirado na necessidade de redirecionar os nossos esforços para encontrar soluções coletivas e inovadoras para o planeta, assim antecipa o Worth Global Style Network.
Segundo o WGSN (Worth Global Style Network), Transformative Teal está alinhado com a responsabilidade ecológica que os consumidores irão exigir cada vez mais. É uma fusão fluida de azul e verde que reconhece a diversidade da natureza e uma mentalidade centrada na Terra, ajudando a construir resiliência perante mudanças climáticas complexas. Reflete uma nova perspetiva sobre a biologia, que pode ser orgânica ou sintética, natural ou pós-natural, dependendo do que for, em última análise, melhor para o planeta.
Este tom azul-esverdeado é refrescante, calmante e restaurador, com um caráter transformador e regenerativo inspirado na necessidade de redirecionar os nossos esforços para encontrar soluções coletivas e inovadoras para o planeta. Evoca o “efeito panorâmico”, conceito cunhado pelo filósofo espacial Frank White, que descreve a experiência transformadora de observar o nosso planeta a partir do espaço.
A acompanhar os azuis e verdes
O interesse pelos tons de verde e azul tem aumentado, com um crescimento nas pesquisas relacionadas com compras. As pesquisas por teal aumentaram 9% em termos anuais no Google Trends. Os dados de e-commerce da WGSN mostram que os azuis tiveram um bom desempenho, especialmente os azuis-escuros, que registaram crescimento nos motores de busca e nas redes sociais.
Google Trends: as pesquisas online por estilos em azul e verde estão a crescer. As pesquisas por azul aumentaram 2% e as por verde 3% em termos anuais, a nível global.
O azul-marinho foi o tom de azul mais pesquisado nos últimos 12 meses em todo o mundo, seguido pelo azul-claro, numa tonalidade semelhante à cor-chave S/S 26 do WGSN, Blue Aura.
O interesse por roupa masculina azul ultrapassou o preto pela primeira vez nesta estação, com um aumento de 149% em termos anuais. Entre as cores de moda, o verde foi o mais procurado para roupa masculina. “Green linen suit” (fato de linho verde) subiu 130% em termos anuais a nível global nos últimos 12 meses.


O ano da redirecionamento: 2026
2026 será um ano de redirecionamento. As ideias antigas serão desafiadas e as pessoas procurarão mudanças urgentes na forma como tratamos as nossas sociedades, organizamos as nossas indústrias e interagimos com os nossos ambientes. As polarizações tornar-se-ão mais profundas, mas novas alianças e oportunidades também surgirão, e novas tecnologias e formas de criatividade serão aproveitadas como agentes de progresso.
Nas cores, tal irá refletir-se numa mistura de tons escuros inéditos, cores vibrantes e urgentes, tons terrosos e naturais incomuns, e tonalidades suaves e calmantes.
Os tons escuros continuarão a ser importantes à medida que os consumidores procuram cores versáteis, estáveis e duradouras. Em particular, veremos o surgimento de tons escuros frios inspirados no tema Fluid Ecologies STEPIC Innovations; por seu turno, as pessoas encontrarão conforto em cores mais sombrias, diante dos extremos de um planeta em aquecimento.
O Transformative Teal destaca a busca pela sustentabilidade, refletindo e reconhecendo as oportunidades que a diversidade da natureza trará para novas formas de viver. Tal inspirará produtos e serviços projetados, estando o foco no planeta, como prioridade, em vez de nas pessoas, ajudando a construir resiliência diante de desafios climáticos complexos.
Composing Oceans é uma instalação da artista holandesa Ellis Holman, na qual o oceano é recomposto como uma paisagem surreal, explorando tensão, luz e gravidade. A instalação simboliza a relação complexa entre passado e futuro, flutuando entre dois extremos.
O Project Ascensio, do artista conceptual e arquiteto britânico Jordan William Hughes, pretende explorar a perspectiva desafiadora e empolgante de combinar um elevador espacial sustentável baseado no oceano com um espaçoporto de uso múltiplo.
SOBRE O WSGN
O WGSN (Worth Global Style Network) é uma empresa líder mundial em previsão de tendências, conhecida por fornecer informações e análises detalhadas sobre moda, design, comportamento do consumidor, lifestyle, cores, materiais e tecnologia.
A empresa ajuda marcas e designers a antecipar tendências futuras, para que possam criar produtos, coleções e campanhas que estejam alinhados com o que o mercado e os consumidores vão procurar nos próximos anos.







