A principal intenção ao projetar este apartamento num condomínio de luxo no coração do bairro Łazarz, em Poznań (Polónia), foi criar um espaço que proporcionasse extremo conforto e a vontade de permanência, do ponto de vista sensorial, acústico e visual.
Projeto: GAB, Magdalena Bakker
Fotografia: ONI Studio
O apartamento é composto por três divisões: a sala de estar, ligada a uma cozinha escondida atrás de um biombo; o quarto principal com casa de banho; e o quarto de hóspedes. A principal intenção de projeto foi compreender a disposição do apartamento de forma a tirar o máximo partido da luz natural e da vista excecional para o Parque Wilson, que serve como pano de fundo para a vida dos moradores.
Outra intenção fundamental foi proporcionar grande conforto de utilização, do ponto de vista sensorial, acústico e visual.


O ponto central do apartamento é uma mesa oval em pedra, colocada diretamente em frente à entrada, entre a zona aberta da cozinha e a área de estar, e a área privada — os quartos. Esta separação é muito clara: a zona social é aberta e visualmente acessível, enquanto a zona privada — o quarto, o quarto de hóspedes e as casas de banho — foi discretamente integrada, ocultando as portas no corredor.


Os quartos têm funções muito específicas: são espaços de descanso com uma expressão calma e sóbria. A unidade espacial do apartamento é assegurada pelo pavimento em pedra mármore. A forma irregular como o pavimento foi colocado integra-se perfeitamente com as divisões irregulares características do edifício. Um elemento muito importante no projeto são os detalhes que constroem a atmosfera, como a iluminação de inspiração joalheira, puxadores delicados e grafismos.





