Por a 24 Dezembro 2025

A cor tendência de 2026 já foi revelada e confirma uma preferência clara dos portugueses: tons neutros, luminosos e serenos continuam a dominar a decoração da casa de banho. Contudo, há quem prefira uma decoração mais colorida, elegendo o azul para criar serenidade.

A tão esperada cor “tendência” de 2026 já foi anunciada e “Cloud Dancer”, um tom suave e luminoso de branco que tem vindo a destacar-se pela capacidade de transmitir calma e simplicidade, está alinhada com as preferências dos portugueses, pelo menos no que diz respeito à decoração da casa de banho.

De acordo com um estudo encomendado pela Roca Portugal à GfK, 78% dos entrevistados prefere uma decoração com cores neutras na casa de banho, enquanto 14% preferem uma decoração colorida e 9% afirmam não saber.

“Cloud Dancer” surge como uma escolha natural para quem pretende criar ambientes de verdadeiro relaxamento, oferecendo uma base limpa e serena que favorece a desaceleração e estimula o bem-estar. A casa de banho está a deixar de ser apenas um local de passagem e a transformar-se cada vez mais num refúgio de tranquilidade. Para quem procura renovar o espaço e torná-lo mais acolhedor, este tom surge como uma das opções mais inspiradoras para 2026.

Ainda assim, existe uma parte dos portugueses (14%) que prefere uma decoração mais colorida e isso não impede a criação de ambientes calmos e harmoniosos. O estudo revela que 26% dos inquiridos escolhem o azul-claro para decorar a casa de banho, uma cor amplamente associada à serenidade e ao equilíbrio.

“A cor tem um impacto direto no corpo e nas emoções: enquanto o azul contribui para a diminuição do ritmo cardíaco, o vermelho tende a aumentá-lo. A integração de referências naturais, como o verde das plantas, os tons quentes da madeira e a luz amarela, reforça a sensação de bem-estar nos espaços que habitamos”, refere a arquiteta e especialista em cor Sissi Louro Santos.

No fundo, “Cloud Dancer” reforça a tendência dominante para ambientes neutros e tranquilos, mas não invalida a expressão pessoal através da cor. Entre os portugueses que preferem casas de banho mais vibrantes, opções como o azul-claro mostram que é possível equilibrar cor e serenidade, criando espaços que refletem tanto a identidade individual como as novas tendências para 2026.